terça-feira, dezembro 26

DETRAN DIVULGA CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO DE VEÍCULOS EM 2024

 


O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) divulgou o Calendário de Licenciamento de Veículos para o ano de 2024. A taxa, que abrange toda a frota do Estado, composta por 1.546.000 veículos, terá seus primeiros vencimentos programados para o mês de fevereiro, contemplando as placas finais 1 e 2.

O valor do tributo permanece inalterado desde 2019, sendo fixado em R$ 90,00, independentemente do ano ou modelo do veículo. O Rio Grande do Norte mantém a posição de oferecer o Licenciamento Veicular mais acessível entre todos os órgãos estaduais de trânsito do país.

O Licenciamento é uma taxa obrigatória para que os proprietários possam obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) do ano vigente. O documento deve ser apresentado, seja em formato impresso ou digital, sempre que o condutor estiver dirigindo um veículo automotor, sendo exigido durante fiscalizações de trânsito.

O Detran RN é o único órgão responsável pela arrecadação desse tributo no estado, e os recursos obtidos são destinados à manutenção física das instalações do órgão e às ações operacionais realizadas pela instituição em todo o território potiguar.

 

Calendário de Vencimentos:

  • Placas finais 1 e 2: 08 e 09 de fevereiro
  • Placas finais 3 e 4: 07 e 08 de março
  • Placas finais 5 e 6: 11 e 12 de abril
  • Placas finais 7 e 8: 09 e 10 de maio
  • Placas finais 9 e 0: 06 e 07 de junho

Pagamento Simplificado pelo Portal do Detran: O pagamento da taxa pode ser efetuado pelo Portal de Serviços do Detran, tornando o processo rápido e fácil.

Basta acessar o site portal.detran.rn.gov.br, realizar o login (CPF + Senha), clicar em “Veículo” e selecionar a opção “Meus Veículos”. O sistema direcionará o usuário para a página de informações do automóvel, permitindo a emissão do boleto de pagamento ao clicar na aba “Listagem de Débitos”.

Além da taxa de licenciamento, o portal também possibilita a emissão de boletos referentes ao IPVA, Taxa dos Bombeiros e subsídios de infrações de trânsito relacionadas ao veículo consultado.

Facilidades de Pagamento:

  • Pagamento em qualquer banco de escolha do proprietário
  • Opções de emissão de boleto direcionadas ao Banco do Brasil e demais instituições bancárias
  • Pagamento nas agências do PágFácil, informando placa do veículo e quantidade de subsídios apresentados
  • Pagamento via aplicativo do Banco do Brasil, informando placa e Renavam

Com essas facilidades, o Detran/RN busca proporcionar aos cidadãos do estado um processo eficiente e acessível para o pagamento das taxas veiculares obrigatórias.


FOLHA DO ALTO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário