quinta-feira, setembro 7

EDUCADOR PAULO FREIRE - O PIVÔ

 

No México o governo de Andrés Manuel Lopez Obrador, nos diversos campos sociais, foi sempre marcado por um profundo sentido histórico.

O Presidente Lopes Obrador, que tenta fazer o seu sucessor em 2024, revisou livros didáticos para retirar conteúdos 'Neoliberal' da educação pública. Agora é acusado pela oposição de tentar doutrinar politicamente estudantes mexicanos.
Rejeitado pelo atual governo do México, pilhas de livros queimados tem Paulo Freire como referência.
Nas últimas semanas, os livros didáticos das escolas públicas primárias e secundárias do ano letivo 2023/2024 começaram a ser distribuídos ao redor do México. Seu conteúdo - Com erros de informação pontuais sobre astronomia matemáticas e menções a "Teoria da Revolução" de Paulo Freire - fizeram explodir uma tensão que se avolumava há mais de dois anos no senário político do País.
Figura central na chamada guerra cultural entre a esquerda e a direita no Brasil nos últimos anos, o educador Paulo Freire, um dos pedagogos brasileiros mais estudados no mundo, acabou de virar pivô em uma disputa política no México.
As eleições no México, prevista para junho do próximo ano. A coligação de oposição ao governo mexicano nomeiou recentemente como candidata uma senadora com raízes indígenas, Xochitil Galvez.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário