segunda-feira, fevereiro 1

ARTIGO - A REFLEXÃO DE MAX WEBER

 

Maximilian Karl Emil Weber, nasceu no dia 21/04/1864, em Erfurt-Alemanha, sendo filho de um jurista e político do Partido Liberal Nacional na época de Bismarck. Estudou nas Universidades de Heidelberg, Berlim e Gotinga. Formou-se em Direito e doutourou-se em Economia e acabou desenvolvendo obras sobre sociologia.
Politicamente, Weber foi um Liberal Democrata e reformista, que contribuiu para fundar o Partido Democrata Alemão. Criticou os objetivos expansionistas de seu país durante a primeira guerra mundial.
Em termos gerais, Max Weber procurou compreender a inter-relação de todos os fatores que influíam para a construção de uma estrutura social, e em particular reivindicou a importância dos elementos culturais e a mentalidade coletiva na evolução histórica, contestando a exclusiva determinação econômica defendia por Marx e Engels.
É a partir desses critérios de valor que Weber investiga o problema da direção política do Estado. O que ele constata é que o poder econômico e a vocação para a direção política da nação nem sempre coincidem. Daí que a sua reflexão foi buscar na análise dos grupos sociais e políticos da Rússia quem seriam os possíveis veículos portadores de um projeto liberal.
Comparando a reflexão de Weber sobre a política econômica do Estado Alemão e sobre a Democracia na Rússia podemos identificar pontos de continuidade e de ruptura.
Sobre a Rússia, Weber repete o esquema de análise de classes. A marca dessa análise e a tese de que a maturidade para a liderança política não são reflexos nem frutos diretos da posição econômica das classes sociais. Depende da educação política dos grupos sociais e de suas cosmovisões políticas.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário