segunda-feira, fevereiro 1

ARTIGO - A INQUIETAÇÃO DE SIMONE DE BEAUVOIR

 

Simone-Ernestine-Lucie-Marie Bertrand de Beauvoir, nasceu em Paris no dia 09/01/1908, filha do advogado Georges Bertrand de Beauvoir, ex membro da Aristocracia Francesa, enquanto sua mãe Françoise Brasseur, membro da alta burguesia francesa.
Simone de Beauvoir, estudou em uma escola privada até aos 17 anos, depois de passar no vestibular de matemática e filosofia, acabou por estudar matemática no Instituto Católico de Paris e literatura e línguas no Colégio Saint-Marie de Neuilly e em seguida filosofia na Universidade de Paris (Sorbonne).
Onde conheceu outros jovens intelectuais, como Maurice Merleau-Ponty, Renê Maheu e Jean-Paul Satre, com quem manteve um relacionamento aberto por toda a vida.

Lecionou em várias Instituições escolares e integrava um círculo de filósofos literatos que conferiram ao existencialismo um aspecto literário.

Além disso, esteve envolvida juntamente com Sartre e Focault, no polêmico manifesto que tinha por objetivo alterar a idade de consentimento para relações sexuais na França.

Ela é conhecida por seu tratado O Segundo Sexo, uma análise detalhada da opressão das mulheres e um tratado fundamental do feminismo contemporâneo.

Simone revela certa inquietação diante do envelhecimento e da morte, narra o fim da existência de seu companheiro Satre.
Esfaleceu em 14/04/1986, aos 78 anos de idade.
Seu corpo foi enterrado no cemitério de Montparnasse, no mesmo túmulo de Sartre.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário