domingo, setembro 21

Diga não. Anistia e a PEC da Blindagem!

Nesse domingo, 21 de setembro, ocorreram e está ocorrendo manifestações em pelo menos 22 capitais e 30 cidades do Brasil. Os protestos foram convocados por diversos setores da sociedade civil, incluindo movimentos populares, centrais sindicais e a base do governo no Congresso, com a participação de artistas.

​As manifestações foram contra duas pautas específicas:

​A "PEC da Blindagem" ou "PEC da Bandidagem": Esta é uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca dificultar investigações e prisões de parlamentares. A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados e agora segue para o Senado. Os críticos da PEC, que a apelidaram de "PEC da Bandidagem", afirmam que ela representa uma forma de autoproteção e pode garantir a impunidade de políticos. Já os defensores alegam que a medida visa restabelecer as prerrogativas dos parlamentares e coibir o que consideram "excessos" do poder judiciário.

​A proposta de anistia: As manifestações também se opuseram a uma proposta que visa conceder anistia a condenados por crimes relacionados a uma tentativa de golpe de Estado. Esta medida é vista como um retrocesso e uma forma de proteger os envolvidos em ataques à democracia. Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) já se manifestaram contrários à anistia para os condenados.

​Ambas as propostas estão sendo discutidas no Congresso Nacional, e a mobilização popular busca pressionar os senadores a rejeitá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário