Há mais de 130 anos, Pedro Velho de Albuquerque Maranhão, mais conhecido como Pedro Velho, proclamou a primeira República do Rio Grande do Norte, sendo o seu primeiro Governador.
Talvez uma das mais belas páginas a cerca de Pedro Velho, seja a que está presente na obra de Luiz da Câmara Cascudo, intitulado " Vida de Pedro e Velho", livro de 1956, reeditado em 2008, pela Editora da UERN.
Bom salientar que Pedro Velho, foi um homem que soube também apreciar e fomentar as sutilezas da alma, através das Letras e outras artes, que exercitava a pena literária, a partir dos textos que subscrevia.
Maria de Fátima Bezerra, pedagoga e política, filiada ao Partido dos Trabalhadores é a atual Governadora do Rio Grande do Norte.
Conterrânea da poetisa Zilla Mamede, mas infelizmente acabou sendo ironizada durante um debate sob o indulto presidencial, ao ser questionado sobre sua opinião.
O Professor universitário Paulo Kramer respondeu, usando uma palavra que virou piada nacional e citando que a mesma era comumente utilizada por uma Senadora que se tornou Governadora " É GOPI.
O Jornalista e Advogado Júnior Melo, um dos idealizadores do Portal Terra Brasil Notícias, diz que o Brasil zomba do português da Governadora do Rio Grande do Norte.
CHICO TORQUATO
Nenhum comentário:
Postar um comentário