A Semana da Arte Moderna, foi um evento artístico e cultural que ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo, entre os dias 13 a 18/02/1922.
Assim inauguraram a corrente do modernismo nas artes brasileiras. Todavia, este não era o único objetivo dos artistas. A Semana da Arte Moderna ocorreu por ocasião do Centenário da Independência do Brasil.
O Brasil nesse período passava por diversas mudanças políticas, econômicas e sociais. Todas essas transformações motivaram os artistas a buscarem uma nova imagem para o País, que lhe acompanhasse a modernização.
Apesar de procurarem criar uma arte autenticamente brasileira, a inspiração principal de suas ideias veio da Europa, assim como no parnasianismo.
A semana da Arte Moderna de 1922, contou com a participação de alguns artistas, dentro os quais: Mário de Andrade, Plínio Salgado, Di Cavalcante, entre outros.
Suas ideias tornaram-se regras na academia brasileira, principalmente por influência das revistas, movimentos e manifestos que após a semana de 1922.
Com o passar dos anos, percebeu-se a grandiosidade da Semana da Arte Moderna de 1922. Ela reflete até hoje na forma como nós, brasileiros, produzimos e consumimos arte.
CHICO TORQUATO
Nenhum comentário:
Postar um comentário