quarta-feira, janeiro 12

ARTIGO - RUBEM BRAGA - ESCRITOR E DIPLOMATA

 

Rubem Braga, escritor e lembrado como um dos melhores cronistas brasileiro, se vivo fosse estaria hoje completando 109 anos de vida.
Rubem Braga, iniciou-se no jornalismo profissional ainda estudante, fazendo reportagens e assinando crônicas diárias no Jornal Diário da Tarde.
Formou-se pela Faculdade de Direito de Belo Horizonte, em 1932, mas não exerceu a profissão. Nesse mesmo ano, cobriu a Revolução Constitucionalista deflagrada em São Paulo, na qual chegou a ser preso.
Em 1936, lançou seu primeiro livro de crônicas O Conde e o Passarinho, e fundou em São Paulo a revista problemas, durante a segunda Guerra Mundial, atuou como correspondente de guerra junto a Força Expedicionária Brasileira.
Também desempenhou função diplomática em Rabat-Marrocos, oportunidade em que atuava como correspondente de jornais Brasileiros.
Sua vida como jornalista registra a colaboração em inúmeros periódicos, além da participação em várias antologias, entre elas a Antologia dos Poetas Contemporâneos.
Foi inaugurado no dia 30/06/2010, a terceira saída do Metrô em Ipanema - Zona Sul do Rio de Janeiro com dois elevadores ligando a Rua Barão da Torre ao morro Canta Galo. Recebendo o nome de Complexo Rubem Braga, em homenagem ao escritor que por anos morou na cobertura do prédio vizinho.
O cronista e jornalista morreu no dia 19/12/1990, aos 77 anos, de insuficiência respiratória no Hospital Samaritano, em Botafogo.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário