terça-feira, julho 30

TÉCNICOS DA FUNDAÇÃO ABRINQ PELOS DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE VISITAM CARNAUBAIS


Comitiva recebida pelo secretário de ação social Wanderley, José Pedro Moura Filho chefe de gabinete e os auxiliares Felipe Moura  (coord: educação) Zenilma Fernandes (Maguinha) e 1ª dama Júlia Meira  coordenadora municipal do projeto amigo da Criança).

Quem são:
Carlos Delcídio e Sérgio Cavalcanti, técnicos da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente.
Por que estão em Carnaubais?
O Prefeito de Carnaubais, Dr. Thiago Meira, aderiu ao Programa Prefeito Amigo da Criança, programa da Fundação Abrinq que tem por objetivo mobilizar e engajar prefeitos em prol da qualificação das políticas municipais que atendem as crianças e os adolescentes.
Dentre os compromissos assumidos pelos gestores ao assinar o termo de adesão ao Programa, estão a qualificação das políticas sociais (educação, saúde e assistência social) e o fortalecimento da gestão, executando a política da infância e adolescência de forma planejada, intersetorial e integrada, materializada num Plano Municipal da Infância e Adolescência, de vigência de 10 anos.
Em contrapartida, a Fundação Abrinq oferece assessoria técnica gratuita às prefeituras que aderem ao Programa e formações regionais voltadas a rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente. Adicionalmente, o Programa realiza visitas aos Municípios mais engajados no cumprimento da agenda de trabalho proposta pelo Programa.
Ao final de cada edição do Programa, que coincide com os mandatos municipais, o Programa Prefeito Amigo da Criança realiza uma avaliação técnica, na qual monitora o avanço das políticas municipais da infância e da adolescência, com base em dados oficiais. Após o processo avaliativo, o Programa reconhece com o título de Prefeito Amigo da Criança aqueles cujas gestões mais avançaram nos aspectos avaliados - que incluem indicadores de educação, saúde e assistência social, dentre outros.
Na atual edição do Programa (2017-2020), a gestão de Carnaubais tem cumprido integralmente todas as atividades propostas dentro do prazo, dentre as quais se destaca a construção do Plano Municipal da Infância e Adolescência (PMIA), que está em elaboração.Este Plano, que possui vigência de 10 anos a partir de sua aprovação, tem por objetivo identificar os principais problemas do Município na pauta da infância e adolescência. Partindo desse diagnóstico, o Plano traça objetivos de longo prazo específicos para cada problema, estabelecendo metas intermediárias a serem alcançadas, e apontando as estratégias possíveis para solucionar cada um dos problemas.
O que os técnicos da Fundação Abrinq estão fazendo em Carnaubais?
A Fundação Abrinq coordena o projeto de Fortalecimento da Estratégia ODS, com fianciamento da União Européia, e em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Frente Nacional de Prefeitos e Agenda Pública.
Um dos objetivos deste projeto, encabeçado pela Fundação Abrinq, é trazer Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a realidade dos planejamentos municipais. Um dos propósitos da visita dos tecnicos da Fundação Abrinq, foi assessorar a equipe local no processo de associação do Plano Municipal para a Infância e Adolescência aos ODS - qualificando a peça de planejamento e situando o municipio de Carnaubais na agenda global dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário