sexta-feira, maio 8

Ministério da Justiça notifica site que divulga nome e CPF de brasileiros

size_810_16_9_CPF_fictícioA Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça notificou o provedor GoDaddy, onde está registrado o site “Nomes do Brasil”. Esse site tem divulgado nome, número de CPF e a situação dos consumidores perante a Secretaria da Receita Federal.
O provedor tem dez dias para informar quem é o responsável pelo site e como esses dados foram coletados.
A publicação indevida de dados pessoais de consumidores sem o seu conhecimento e consentimento fere direitos e garantias previstos no Código de Defesa do Consumidor e no Marco Civil da Internet, segundo o Ministério.
A preocupação é que, de posse dos dados, alguém possa cometer fraudes e contratar serviços no nome da vítima, afirmou à “Folha” Fernando Cosenza, diretor de marketing, inovação e sustentabilidade da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).
Tentativas de fraude têm recorde em março
O número de tentativas de fraude contra o consumidor bateu recorde para os meses de março: houve uma tentativa de fraude a cada 14,6 segundos no país, segundo dados divulgados pela Serasa nesta semana.
No mês, foram registradas 183.111 tentativas de golpe financeiro com uso de identidade falsa, maior nível desde que a entidade começou a divulgar o indicador, em 2010.
Comparando os dados com fevereiro, houve um aumento de 25,8%. Em relação a março de 2014, o crescimento foi de 17,8%.
Entre as principais tentativas de golpe apontadas pela Serasa está a emissão de cartões de crédito, financiamento de eletrônicos, compra de celulares com documentos falsos, abertura de conta bancária, compra de automóveis e abertura de empresas.
UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário