domingo, abril 5

PROJETO DE CRIAÇÃO DE GALINHA CAIPIRA DA PREFEITURA DO ASSÚ VAI AMPLIAR RENDA DE PEQUENOS PRODUTORES


A prefeitura do Assú realizou na última quinta-feira (2), a entrega das aves do “Projeto Cocoricó”, o evento aconteceu na comunidade rural de Palheiros e contou com a presença do prefeito Ivan Júnior.
O projeto Cocoricó é uma inciativa da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), que visa oferecer uma nova alternativa de renda as famílias do campo, através da criação e comercialização de galinhas caipira.
O evento desta quinta-feira, quando, cada família recebeu 100 aves (pintos), foi apenas mais uma etapa do projeto que começou de fato no último dia 20 de março, com a realização de uma aula de capacitação que ensinou técnicas de: instalação, manejo, nutrição, planejamento de criação e comercialização.
Em seguida foram entregues 100 metros de tela para montagem do local de criação, denominado de “piquete”, e a ração completa para o primeiro ciclo.
A partir de agora os criadores receberão orientação e assistência técnica gratuita constante da equipe “Fazendo o Campo Mais Forte”, da SMDR.
O técnico José Valmir, explicou que: “com a comercialização das galinhas, dentro de alguns meses, se seguirem as orientações, os criadores poderão ter uma renda mensal de 1200 reais, além de uma poupança de aproximadamente 3.800 reais para investimentos e ampliação do negócio”.
Durante a solenidade o titular da SMDR, secretário Paulo Brito, destacou o apoio da administração municipal ao setor rural e aos pequenos produtores: “É muito bom estar em mais um evento voltado para o campo, com um projeto que vem se juntar a outros executados pela prefeitura com o objetivo de fortalecer a renda das famílias que aqui vivem”.
Representando os produtores o Sr. Antônio Lucena falou sobre a satisfação de fazer parte do projeto: “quem tá de parabéns não é só Antônio Lucena, são todos os agricultores que farão parte. Agradeço ao prefeito e ao seu secretariado por estarem aqui hoje trazendo mais este benefício”.
O prefeito Ivan Júnior parabenizou os beneficiados ressaltando que a Prefeitura prioriza o desenvolvimento e o bem-estar de todos: “O fortalecimento dos agricultores, dos pequenos produtores e de suas famílias é uma de nossas prioridades. Estamos felizes por estarmos aqui hoje, trazendo mais esta alternativa de renda através da criação e venda de galinhas caipiras. Temos certeza que se houver dedicação por parte de todos, dentro de alguns meses estaremos aqui comemorando os resultados positivos do projeto”. Afirmou o prefeito.
“Hoje o mercado é bastante promissor e além da demanda crescente, o pequeno produtor pode produzir e vender com o auxílio de associações e cooperativas, os produtores terão todo apoio da prefeitura”. Concluiu Ivan Júnior.
Também estiveram presentes: o secretário de governo Antônio José, secretário de educação Alberto Luís, secretário-adjunto de articulação comunitária Nelson Dantas, e o Vereador Sérgio Rocha representando a Câmara Municipal.
SEACOM – PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário