sexta-feira, abril 24

PRA CAVALO COMEDOR, CABRESTO CURTO





Desde menino aprendi uma metáfora da sabedoria popular que dizia o seguinte: "Cavalo Comedor, Cabresto Curto". O adágio português deve servir de guia para os governantes que tiveram brutais redução de receitas, através da queda dos royalties por conta do preço do barril de petróleo na Europa e a roubalheira praticada pelos afilhados do PT na Petrobras. 
Estas montanhas de valores desviadas para o patrimônio de indivíduos investigados pela PF, representando empresas contratadas para construir
suntuosas obras em nosso território.
 O desfalque na maior estatal do País, levou o Brasil a um colapso, desacelerando seu crescimento com a suspensão de contratos nas obras realizadas, deixando muitas inacabadas, no meio do caminho e provocando um desemprego em massa de muitos trabalhadores. 
Tal episódio está refletindo seriamente nos municipios brasileiros, com o desemprego vem a inflação, queda das taxas de ISS, ICMS diminuindo por falta de circulação de mercadoria e por aí segue uma cadeia de outros fatores negativos para a sociedade. 
Aqui em Carnaubais, um município de pequeno porte com aliquota do FPM 0.8, sofremos um baque com a redução da jornada dos Royalties em 50% em relação as cotas partes de 2.014, sem se falar no sequestro de quase meio milhão de reais feito pela Justiça para pagamento acumulado de gestões anteriores com precatórios trabalhistas.
 O gestor Júnior Benevides que iniciou no seu primeiro momento de governo uma etapa de obras, melhorando o aspecto urbanístico da cidade, colocando em dia atrasos funcionais encontrados na folha de pessoal, quitando débitos com fornecedores e outras diligências administrativas, teve que dá pit stop. 
Sua prioridade e preocupação maior tem consistido no atendimento básico da saúde com o hospital maternidade funcionando em sistema de plantão 24 horas, equipes do PSF fazendo atendimento comunitários em área urbana e rural, laboratório de análises clinicas funcionando normalmente e outros benefícios que a secretaria de saúde consegue oferecer.
 A educação tem recebido tratamento regular na execução do projeto ensino aprendizagem, transporte escolar e merenda em todas as unidades de ensino, assim tem sido basicamente a assistência dos demais setores do governo. Todavia, a população sempre quer mais, é um direito da cidadania de cada um.
 Como fazer pra atender as demandas populares diante de tamanhas dificuldades cotidianas? 
È preciso se reprogramar, fazer muita contenção, evitar gastos supérfluos, cortar algumas mordomias ou privilégios que por ventura exista dentro da estrutura funcional, é preciso ter pulso, determinação e coragem para agir, usando a inteligência  e a honestidade para não cometer injustiças nem deixar que uns sortudos, continuem sufocando a maioria. 
Aqui é apenas uma opinião de quem sempre deseja o melhor para todos de Carnaubais.
Não existe milagre, o jeito é por cabresto curto nos cavalos comedores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário