domingo, junho 10

Número final de eleitores da 29ª Zona será conhecido após término de diligências


ASSÚ - Até amanhã, permanece aberto o sistema cadastral de eleitores na alçada da 29ª Zona, que possui sua sede em Assú e tem abrangência por sobre os municípios de Carnaubais, Ipanguaçu, Itajá e Porto do Mangue, em razão de, até esse dia, continuarem as diligências por sobre diversas inscrições eleitorais que estão sendo checadas.
O esclarecimento foi prestado pelo chefe do Cartório Eleitoral da 29ª Zona, Artur Nascimento Costa. Por essa razão, disse ele, o quantitativo de eleitores apto a votar em 7 de outubro ainda não é o oficial.
Entretanto, o chefe do Cartório Eleitoral trouxe a público os indicadores parciais de cada município da jurisdição. Cidade-polo da região, Assú abriga o maior contingente de eleitores: 40.741 pessoas. No município de Carnaubais foram registrados 8.806 eleitores. Ipanguaçu totalizou 13.057 eleitores aptos a participar da eleição municipal que se aproxima.
Em Itajá, foram registrados 6.892 eleitores. Em Porto do Mangue, foram somados 4.893 eleitores. Artur Nascimento confirmou a expansão de eleitores da 29ª Zona Eleitoral de 2010 para cá.
Em 2010, o total era de pouco mais de 72 mil eleitores nos cinco municípios. Agora, a parcial indica uma soma geral de 74.479 eleitores. Ele declarou que o maior índice de crescimento foi observado nas cidades de Ipanguaçu e Itajá. Por conta disto a Justiça Eleitoral adota o procedimento da diligência a fim de identificar o chamado "eleitor sazonal" - aquele que numa eleição vota numa cidade e em outro pleito é eleitor de outro município. "Então, a gente tem o mecanismo da diligência para tentar diminuir a incidência de pessoas que realmente não moram na cidade", frisou.
O chefe do Cartório Eleitoral reiterou que este processo investigativo vai prosseguir até a próxima segunda-feira. Em seguida, serão tabulados os números finais de eleitores de cada um dos cinco municípios da 29ª Zona Eleitoral.
No entanto, advertiu que, mesmo após esse prazo, a eventual localização de eleitores que se enquadrem no perfil dos chamados "sazonais" poderá implicar no cancelamento do título eleitoral. Artur Nascimento disse que, além deste trabalho, o órgão já cuida de outras atividades preparatórias para o processo eletivo de 7 de outubro. 
CALENDÁRIO
Por exemplo, adiantou que, internamente, já foi iniciada a tarefa de análise dos locais de votação em toda a área territorial da 29ª Zona. Paralelamente, também está sendo trabalhada a escolha do pessoal que atuará como mesário no dia do pleito.
Externamente, destacou Artur Nascimento, a partir deste domingo, dia 10 de junho, inicia-se o calendário para a realização das convenções partidárias. "É quando os partidos vão determinar seus comitês e seus candidatos nas eleições e, também, as coligações", informou, acrescentando que este prazo se prolongará até o dia 30 de junho, um sábado.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário