segunda-feira, junho 11

Lajes: Eleições 2012 poderão ser marcadas pela presença das mulheres


Há exatos quatro anos, o município de Lajes não conta com a participação feminina no campo político, através do voto direto. Esta realidade deverá mudar com as eleições de outubro. Em 2004, a única mulher eleita pelo voto cidadão foi a ex-vereadora Salete Quirino, que encerrou seu mandato em 2008 em virtude de uma derrota nas urnas.
A cidade de Lajes tem uma história marcante na politica internacional por ter eleito a primeira prefeita da América Latina, Alzira Soriano, e por inúmeras vezes tido a presença feminina na Casa Legislativa.
Na semana passada, em um evento organizado pelo Poder Judiciário e pelo Ministério Público, a Promotora de Justiça de Lajes destacou a importância da presença feminina no meio político de Lajes, a exemplo do Rio Grande do Norte e do Brasil, hoje comandados por mulheres.
Pensando neste tema de fundamental importância para sociedade, lembramos que hoje a cidade de Lajes vem presenciando uma forte presença feminina nos mais diversos setores da sociedade, seja no poder judiciário, na administração pública ou na liderança de organizações comunitárias, religiosas e politicas.
Para as eleições que se aproximam, conseguimos fazer um levantamento com o nome de pelo menos dez mulheres que se manifestaram e estão nas organizações politicas.
Merece destaque: Ana Karina Lopes (Presidente do PMDB), Fátima Fernandes (Vice-presidente do PMDB), Eliana Santos (Pré-candidata a vereadora pelo PMN), Fábia Lopes (Pré-candidata a vereadora pelo PTB), Suely (Pré-candidata a vereadora pelo PRB), Nizângela Alves (Pré-candidata a vereadora pelo PSB), Veridiana Avelino (Pré-candidata a vereadora pelo PC do B), Rosemery Costa (Pré-candidata a vereadora pelo PMDB), Graça do Sindicato (Pré-candidata a vereadora pelo PMDB) e Dra. Lurdinha (Pré-candidata a prefeita pelo PSDB).
A lei exige que todos os Partidos políticos destinem um número mínimo de candidatas para disputar as eleições. Uma forma de incentivar a participação de mulheres na política, para que todos os seus direitos fundamentais sejam consolidados.
Durante a campanha eleitoral, vamos acompanhar os trabalhos das candidaturas, fazer uma cobertura jornalística que possa deixar o nosso leitor bem informado de como a politica, de fato, vem se desenvolvendo em nosso município e nos municípios circunvizinhos.
Da Redação com Imagens de Robson Cabugi

Nenhum comentário:

Postar um comentário