quinta-feira, junho 7

Isaú Gerino pede ajuda para reabilitar saúde estadual

O novo secretário de Saúde Pública (Sesap), Isaú Gerino, foi empossado ontem à noite, no auditório da Governadoria, com a promessa de enfrentar os desafios da área, identificar debilidades e cumprir metas. Gerino destacou o desafio como dos maiores da carreira. "Como a gente sabe a Saúde no Brasil tem muitas dificuldades, mas com a ajuda de todos espero chegar lá", disse. O novo secretário toma posse em um momento de fragilidade da pasta, com críticas da opinião pública e divulgação de reportagens negativas em veículos de grande porte da imprensa nacional.
A primeira providência da gestão, segundo Isaú Gerino, será verificar a situação de abastecimento das unidades hospitalares do Estado. "Já enviamos comunicado a todos os hospitais da rede, para que eles mandem as necessidades  enquanto verificamos a outras possibilidades de abastecimento. A população exige e tem direito a isso", assinalou. A governadora reconheceu que a Saúde no Estado tem graves problemas, mas disse confiar na experiência administrativa do novo secretário para poder avançar e solucionar os problemas. Ela anunciou  para os próximos dias a disponibilidade de 30 leitos no Hospital Onofre Lopes e destacou que a continuação do convênio com o Hospital Infantil Varela Santiago garantirá o atendimento da substancial demanda do Estado.
"Estamos convocando médicos, técnicos em enfermagem, emfim, todos os concursados para suprirem as necessidades do Hospital Santa Catarina. Saúde é um sistema único. Se o município não estiver fazendo a sua parte termina tendo que inchar os hospitais estaduais", criticou a governadora. Tanto ela quanto o secretário destacaram a importância de criar mecanismos no interior do Estado para desafogar a capital.
Isaú Gerino tem 34 anos de experiência na profissão médica, 12 deles dedicados à gestão de unidades hospitalares. Ele participou de diversos cursos de qualificação, além de especialização em gestão hospitalar, destacando entre eles a especialização através do curso franco brasileiro, realizado pelo Ministério de Relações Exteriores do Brasil com a França com a elaboração de Manual de Gestão Hospitalar e implantação do Samu nacional aos moldes do Samu do governo francês. Ele foi diretor do Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Hospital Santa Catarina) por dois períodos e diretor administrativo do Hospital Professor Luiz Soares (Policlínica) por três anos. É especialista em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública Brasil/França; pós-graduado em Medicina do Trabalho; membro do Conselho Estadual de Saúde Pública e foi presidente da Comissão de Parecer Técnico da Sesap na gestão de Ivis Bezerra, quando este esteve à frente da Secretaria.


Fonte: TN



Nenhum comentário:

Postar um comentário