No verão de 1812 , Johann Wolfgang Von Goethe, o poeta mais reverênciado da Alemanha, e Ludwig Van Beethoven, o compositor revolucionário, encontraram-se em Teplitz (atual Teplice, República Tcheca). O encontro foi ao mesmo tempo esperado e tenso. Beethoven admirava o gênio literário de Goethe, enquanto Goethe, embora respeitasse o talento de Beethoven, não se sentia a vontade com o comportamento orgulhoso e rebelde do compositor.
Uma anedota famosa conta como, durante um passeio, os dois homens encontraram membros da família imperial. Goethe se afastou e fez uma reverência; Beethoven, por outro lado, caminhou desafiadoramente, ignorando a etiqueta da corte. Esse momento simbolizou o contraste entre a postura aristocrática de Goethe e o espírito intransigente de Beethoven.
O encontro deles foi, no fim das contas, breve e tranquilo, com Goethe escrevendo a esposa que Beethoven tinha " uma personalidade indomável", mas " sem dúvida uma mente muito poderosa: Beethoven, por sua vez, comentou mais tarde: Goethe gosta de mais da atmosfera da corte, mas do que convém a um poeta:.
Essa breve interação refletiu dois espíritos imponentes da cultura alemã - um enraizado no refinamento, o outro na paixão revolucionária.
CAROLINA MONTE STUDART GURGEL
CHICO TORQUATO
Nenhum comentário:
Postar um comentário