terça-feira, abril 15

Cadê o leite? Fazendeiro flagra porco mamando nas tetas das vacas em fazenda do RN


Foto: Reprodução

O mistério sobre o sumiço do leite das tetas das vacas em uma fazenda no interior do Rio Grande do Norte teve uma conclusão inusitada. Os produtores rurais descobriram que um porquinho que tinha sido adotado pela família era quem estava mamando tudo.

Agricultora e dona da fazenda em Carnaubais, na região Oeste potiguar, Anailma Francisca dos Santos contou que o porco foi rejeitado pela mãe, ao nascer, e acabou sendo doado a ela por um amigo.

De acordo com ela, ao chegar à fazenda onde a família cria bovinos, o porquinho acabou sendo alimentado pelas vacas. O bicho tem 5 meses e ainda não recebeu um nome.

“Um dia, meu esposo foi tirar leite das vacas e quando chegou lá, não tinha leite. Porque o porco tinha mamado. Mas a gente não sabia que era ele. Quando foi à tarde, que fomos enchiqueirar o gado, ele estava mamando”, conta Anailma.

Segundo a produtora, o porquinho acompanha ela e o esposo no momento em que eles vão buscar o gado no pasto. E ele mama em três vacas da fazenda, que são consideradas mansas. Anailma disse que isso nunca tinha acontecido antes, na propriedade.

“Achei interessante, né? A gente nunca tinha visto essa ‘arrumação’. Eu sempre vi bacurim mamar nos peitos da porca. Mas na vaca assim, eu nunca vi”, admitiu

O veterinário e professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Raimundo Barreto Júnior, explica que os donos do animal devem ter cuidado para que o porquinho não machuque as tetas da vaca com os dentes.

Além disso, o contato do animal de uma outra espécie com as tetas da vaca, pode provocar mastite, uma inflamação nas glândulas mamárias.

“O bezerro come capim e ração. O suíno, já tem o contato com alimentos no chão. Então, ele tem outro tipo de microorganismos na boca. As glândulas mamárias dessa vaca estão adaptadas a se defender mais dos mircoorganismos comuns ao bezerro. Então, há o risco de mastite”, explicou.

O ideal, de acordo com o especialista, seria tirar o leite e oferecer ao porquinho de outra forma, como em uma mamadeira, por exemplo.

“Deixar ele mamar, até pode. Mas é importante ficar atento à possibilidade da inflamação na vaca”, reforçou o veterinário.

G1RN

FELIZ ANIVERSÁRIO LÚCIA BARBOSA

 


O blog envia felicitações para nossa prima Lúcia Barbosa. Desejamos longevidade, paz e saúde. Que Deus a abençoe imensamente, concedendo muita alegria na sua caminhada. Feliz aniversário!


Postado por Cibele Lacerda




ANIVERSARIANTE DO DIA

 

Hoje o blog tem a alegria de registrar o natalício de nossa sobrinha Maria Izabel. Desejamos longevidade, saúde e prosperidade. Que Deus abençoe com um futuro próspero, cheio de realizações. Bênçãos infinitas na sua caminhada. Aproveite bem este dia tão especial. Feliz aniversário!



Postado por Cibele Lacerda

MUITO PARABÉNS, MIA COUTO!


Foi com imensa alegria que recebemos a notícia de que o escritor Mia Couto venceu o prêmio norte-americano PEN/Nabokov 2025, tornando-se o primeiro autor da língua portuguesa a ser distinguido com este galardão. " O PEN America atribui o prêmio PEN/Nabokov de literatura internacional ao eminente escritor moçambicano Mia Couto pelo conjunto da sua obra.

Couto é admirado por romances como " Terra Sonâmbula" (1992) e, mais recentemente, a trilogia " As Areias do Imperador" (2015, 2016 e 2018), selecionada para o prêmio Booker Internacional. O júri do prêmio PEN/Nabokov considera-o como um testemunho da dramática história da sua pátria.

' Bem como dos enigmas da identidade e da existência.' Couto que escreve em português,

ocupa ' uma posição singular no panorama das literaturas africana e mundial.' escreve os

jurados, diz o comunicado do PEN Norte-americano hoje divulgado. Muito parabéns, Mia Couto!

segunda-feira, abril 14

DR. GLEUDINHO PRESTA CONTA A POPULAÇÃO DOS SEUS PRIMEIROS 100 DIAS DE GESTÃO!

 Hoje a noite na rádio princesa do vale, no programa panorama do vale apresentado pelo radialista Jarbas Rocha, o prefeito Dr. Gledson Benevides e seu vice Wanderley Mendes, juntos com sua base aliada de vereadores e secretários, explanaram os seus primeiros 100 dias de gestão.

 Contaram para todo ouvintes, as dificuldades encontrada na prefeitura, deixada pela gestão anterior, que não foram poucas. Mas com equilibrio e com controle nas receitas do município, a casa vai ficando arrumada e pouco a pouco nossa gente vai ver o resultado de quem quer ver uma cidade em boas mãos.

 O tempo do programa foi curto, para tanto assunto que estava em pauta, mais não vai faltar oportunidade para que o nosso prefeito mostre bem detalhado o rombo que deixaram nas contas da prefeitura de Carnaubais.

 Não sou eu que estou dizendo, e sim o próprio relatorio de transição, que vai mostrar todos os gargalos encorados na prefeitura durante o governo de Marineide Diniz.

Então. Eu sei que amanhã vai ter muita gente achando ruim esse contra ponto. Só digo uma coisa, que nossa gente só que ver uma cidade digna e próspera. E diante de tudo isto só Carnaubaense em primeiro lugar, não vou me esconder e nem morar fora, deste tão amado torrão acolhedor.           

Dívida da Venezuela com o Brasil cresce e chega a 1,766 bilhão de dólares




Foto: Ricardo Stuckert

A negociação da bilionária dívida da Venezuela com o Brasil segue empacada. E o valor do calote não para de aumentar. Só nos três primeiros meses do ano, o débito já ficou 53 milhões de dólares maior — cerca de 311 milhões de reais na cotação atual, de 5,87 reais.

No final de dezembro de 2024, a dívida somava 1,713 bilhão de dólares, incluindo juros de mora, de acordo com o Ministério da Fazenda. No dia 31 de março, último valor atualizado, estava em 1,766 bilhão de dólares. Convertidos hoje para a moeda brasileira, o rombo seria de 10,369 bilhões de reais.

Histórico da dívida

No fim de maio de 2023, quando Maduro foi recebido por Lula em Brasília com honras de chefe de Estado, a dívida era de 1,27 bilhões de dólares, referentes a operações de financiamento às exportações de bens e serviços por empresas brasileiras.

Em julho do mesmo ano, os governos dos dois países instalaram uma mesa técnica de negociações e tiveram duas reuniões virtuais até setembro, além de trocas de informações. Segundo o ministro Fernando Haddad, o objetivo era “reprogramar o pagamento”.

No final de maio de 2024, o débito já beirava 1,6 bilhão de dólares. E ficou 75 milhões de dólares maior em 31 de julho. De agosto a dezembro do ano passado, o rombo cresceu 39,7 milhões de dólares.

Veja

Ministério da Justiça diz que 56 crianças morreram vítimas de desafios online no último ano




Foto: Reprodução

No último ano, 56 crianças morreram no Brasil em decorrência de desafios compartilhados nas redes sociais. O dado foi passado pela secretária de Direitos Digitais do Ministério da Justiça, Lilian Melo, em entrevista para o Em Ponto, da GloboNews, nesta segunda-feira (14). A informação parte do contexto da investigação da morte da menina Sarah Raissa Pereira de Castro, de 8 anos, vítima do chamado “desafio do desodorante”.

Melo defendeu ainda a criação de um espaço de denúncia de crimes como este e disse que o Ministério da Justiça planeja a criação de um aplicativo para restringir o acesso de crianças a conteúdos inadequados na internet. Uma das soluções avaliadas é a criação de um aplicativo, que poderá ser instalado no celular ou tablet.

— A nossa visão é de poder ir além de uma verificação etária que é uma autodeclaração, que aparece uma janela com a pergunta ‘você tem 18 anos?’ E uma criança de 12 anos diz ‘tenho’ e está tudo bem, ninguém faz mais nada, é muito insuficiente. É um consenso que precisamos construir um próximo passo — disse a secretária, à GloboNews.

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) instaurou, neste domingo (13), um inquérito para apurar o ocorrido. A menina inalou o conteúdo de um desodorante aerossol na última quinta-feira (10), o que causou uma parada cardiorrespiratória.

Sarah foi socorrida e levada ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC), onde chegou a ser reanimada após cerca de uma hora. Apesar dos esforços médicos, ela não apresentou sinais de atividade neurológica, tendo sua morte cerebral confirmada ainda no hospital.

O caso foi registrado oficialmente apenas neste domingo, quando a família procurou a 15ª Delegacia de Polícia (Ceilândia Centro) para relatar o ocorrido. A investigação tenta descobrir como a criança teve acesso ao conteúdo do desafio e quem são os responsáveis por sua disseminação nas redes sociais.

De acordo com o delegado-chefe João Ataliba, se for comprovado que houve dolo ou grave negligência por parte de quem propôs ou divulgou o “jogo”, os envolvidos podem ser responsabilizados por homicídio duplamente qualificado, crime cuja pena pode chegar a 30 anos de prisão.

Em uma rede social, uma tia de Sarah fez um apelo emocionado, pedindo atenção redobrada dos pais e responsáveis quanto aos perigos dos desafios online. “É preciso falar sobre isso. Crianças estão morrendo por causa de brincadeiras perigosas e sem sentido”, escreveu.

O Globo

Com 262 assinaturas, PL protocola pedido para votar urgência do projeto de anistia do 8/1 na Câmara




Foto: Mário Agra / Câmara dos Deputados

O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, protocolou no sistema da Câmara dos Deputados o requerimento de urgência pedindo a votação do projeto de lei que anistia acusados e condenados pela participação no 8 de janeiro de 2023. O partido conseguiu 262 assinaturas válidas. Para que o requerimento fosse considerado como elegível para votação, eram necessárias 257 deputados apoiando.

Mesmo com o número de assinaturas alcançadas, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), não é obrigado a colocá-lo em votação. As assinaturas são apenas uma forma de demonstrar apoio a matéria. Na semana passada, Motta afirmou que não pautaria propostas que pudessem gerar “crises institucionais”. Aos líderes mais próximos disse que “não é o momento” para avançar com a proposta.

O requerimento de urgência, depois de aprovado em plenário, acelera a análise de propostas na Casa. Uma vez aprovado o requerimento de urgência por maioria em plenário, a matéria precisa ser analisada pelos deputado em até 45 dias.

Desde 2010, cerca de mil e 38 pedidos de urgência para propostas estão com status de “pronto para a pauta” na Câmara e estariam prontos para votação em plenário, seja com com as assinaturas necessárias, ou com apoio de líderes dos partidos. Todos esses ainda não foram votados.

O Globo

Nota de pesar: Zequinha Carneiro



Chega a triste notícia do falecimento do carnaubaense Zequinha Carneiro, pedreiro de mão cheia. Por muito tempo fui seu vizinho e posso afirmar que era um cidadão probo, simples e amigo.

Ultimamente vinha enfrentando problema de saúde com limitação de movimento ao ter a perna amputada. 

Tinha 82 anos. Há 25 dias perdeu a esposa e hoje foi a óbito.

A família enlutada - filhos Josinaldo e Josenildo; filhas Joseneide e Josenira, e demais parentes, nossa solidariedade.

Que Deus console os corações.

Nos últimos dias nossa cidade tem sofrido muitas percas!

Toni Martins 

ALTO DO RODRIGUES - FALTA TRANSPARÊNCIA, SOBRA OMISSÃO: GESTÃO DA "POBRE MENINA" OMITE DADOS DOS COFRES DA PREFEITURA.



O município de Alto do Rodrigues, tem registrado uma arrecadação mensal média de R$ 13 milhões — o que, em pouco mais de 100 dias de gestão em 2025, totalizaria algo em torno de R$ 43 milhões nos cofres públicos. No entanto, uma consulta ao Portal da Transparência revela um saldo disponível de apenas R$ 22 milhões, com despesas declaradas na ordem de R$ 15 milhões.


A discrepância nos números levanta sérias dúvidas quanto à transparência da atual administração, comandada pela prefeita Dra. Raquel. Até o momento, os dados apresentados pela gestão não detalham de forma clara para onde foram destinados os cerca de R$ 6 milhões que, segundo os cálculos, não aparecem nem como despesa nem como saldo.


Além disso, há críticas sobre a forma como as informações são divulgadas. O portal oficial, que deveria ser atualizado regularmente com os dados detalhados de receitas e despesas, tem apresentado lacunas e falta de acessibilidade. Para muitos, a omissão de dados fere o princípio da transparência pública e dificulta o controle social.


Transparência não é apenas um dever legal — é um compromisso ético com a população. Em tempos de desconfiança e cobrança por boas práticas na administração pública, a clareza na prestação de contas deve ser prioridade.

 


Fonte:Portal da transparência

Por Obelisco de Macau 

ALTO DO RODRIGUES - CÂMARA GASTA MAIS DE R$ 30 MIL REAIS COM MANUTEÇÃO DE AR-CONDIONADOS EM 15 MESES.



Os gastos da Câmara Municipal de Alto do Rodrigues com a manutenção de aparelhos de ar-condicionado têm chamado a atenção. Entre janeiro de 2023 e março de 2024, as despesas com esse tipo de serviço ultrapassaram a marca dos R$ 30 mil.


Somente no ano de 2023, foram registrados 156 atendimentos técnicos nos equipamentos de refrigeração instalados na sede do Legislativo. O custo total desses serviços foi de R$ 21.334,00, conforme dados disponíveis nos relatórios de despesas da Casa.


Já nos três primeiros meses de 2024, a Câmara já desembolsou quase R$ 10 mil com novos serviços de manutenção nos mesmos equipamentos, o que representa uma média mensal superior à registrada no ano anterior.


Fonte:portal da transparência

Por Obelisco de Macau

Confira horário de funcionamento do comércio em Natal durante feriado da Páscoa e Tiradentes




Foto: Adriano Abreu 

O comércio em Natal terá mudanças no horário de funcionamento durante os feriados da Páscoa e Tiradentes, que acontecem nesta sexta-feira (18) e na próxima segunda-feira (21), respectivamente. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), o comércio de rua nos bairros do Alecrim e Cidade Alta estarão fechados, enquanto o da zona Norte da capital terá abertura facultativa.

Confira o horário de funcionamento:

Comércios de rua

  1. Alecrim: Fechado
  2. Centro da Cidade: Fechado
  3. Zona Norte: Aberto das 8h às 13h – Abertura facultativa.

Shoppings

Natal Shopping

  1. Alimentação e lazer : 11h às 21h
  2. Lojas e Quiosques: 12h às 21h
  3. Academia Bodytech: 9h às 15h
  4. Alpendre: 11h às 21h
  5. Cinema: conforme programação

Midway Mall

  1. Abertos a praça de alimentação e lazer das 11h às 22h;
  2. Lojas e quiosques abertos
  3. Cinemark aberto conforme programação;
  4. Supermercado Pão de Açúcar das 11h às 22h;

Praia Shopping

  1. Praça de Alimentação: 11h às 21h
  2. Lojas e Quiosques: 14h às 20h
  3. Cinema: conforme programação no site do Moviecom

Shopping Cidade Jardim

  1. Alimentação: A partir das 12h
  2. Lojas e quiosques: Das 14h às 20h
  3. Americanas e Cacau Show: 13/04 – 10h às 20h e 20/04 – 10h às 20h

Shopping Cidade Verde

  1. Lojas – 15h às 20h
  2. Praça de Alimentação – 12h às 20h

Partage Norte Shopping

  1. Praça de Alimentação/Lazer: 11h às 22h
  2. Lojas/Quiosques: 15h às 21h
  3. Âncoras e Megalojas: 13h às 21
  4. Supermercado: 7h às 22h
  5. Academia funcionará das 8h às 22h
  6. Cinema, conforme a programação em cartaz.

Shopping 10: Fechado

Supermercados: Abertos das 7h às 22h

Tribuna do Norte 

Furto em série: rede elétrica sofre novo ataque e deixa moradores sem luz no RN


Foto: Divulgação

A Neoenergia Cosern informa que registrou novo furto de cabos da rede elétrica na zona rural de Serra Vermelha, entre Areia Branca e Mossoró, às 01h41 desta segunda-feira (14). Os criminosos furtaram 900 metros de cabos da rede média tensão, deixando 313 unidades consumidoras sem energia elétrica – incluindo postos de saúde, escolas, serviços de internet e telefonia, pousadas e restaurantes.

Equipes técnicas da distribuidora estão trabalhando para recompor a rede e restabelecer o fornecimento no menor tempo possível, respeitando as condições de segurança.

O novo furto ocorreu menos de 24 horas após criminosos furtarem 21 vãos (cerca de 2 quilômetros) da rede de média tensão das praias de Ponta do Mel, Pedra Grande e do Rosado, no trecho entre as cidades de Areia Branca e Porto do Mangue, na madrugada do domingo (13).

Esse furto deixou 339 unidades consumidoras sem energia por aproximadamente 16 horas. Uma força-tarefa, com equipes técnicas de Mossoró e Assu, foi montada para normalizar o serviço.

Servidor elogia Bolsonaro e critica Lula em usa perfil oficial da PRF/RN; Corporação investiga caso


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) abriu uma investigação e retirou do ar o perfil oficial da superintendência do Rio Grande do Norte no Instagram após um servidor utilizar a conta para criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e elogiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A conta foi desativada neste domingo (13).

O comentário foi publicado na noite de sábado (12) na publicação de um perfil de notícias local e dizia: “Bolsonaro doente junta mais gente que Lula são e inaugura uma obra.”

Em nota, a PRF informou que, assim que a postagem foi identificada, o comentário foi removido e, por precaução, o perfil foi retirado do ar por tempo indeterminado. “A publicação indevida feita pelo perfil em uma rede social não está alinhada às diretrizes da instituição”.

O servidor responsável já foi identificado, e a Corregedoria-Geral, em Brasília/DF, instaurou procedimento interno apuratório para verificar as circunstâncias do ocorrido.

A conta, que possuía mais de 80 mil seguidores, continua suspensa.

Tribuna do Norte 

Governo do estado renova isenção de ICMS para o transporte e reforça compromisso com mobilidade no RN


Foto: Reprodução 

A governadora Fátima Bezerra reafirmou, na noite da última sexta-feira (11), o compromisso do Governo do Estado com a mobilidade urbana e o transporte coletivo. Durante a solenidade de 50 anos da Fetronor (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Nordeste), realizada em Natal, Fátima anunciou a continuidade da isenção de ICMS sobre o diesel utilizado no transporte público — uma medida iniciada durante a pandemia e que será mantida por sua gestão.

“Não é benefício para empresas, é investimento em dignidade para quem depende do transporte todos os dias”, declarou a governadora ao anunciar que o Estado continuará abrindo mão de R$ 16 milhões por ano em favor da população.

A cerimônia, realizada no Olimpo Recepções, foi marcada por homenagens e emoção. Empresários, representantes do setor, autoridades políticas e personalidades ligadas à mobilidade participaram do evento, conduzido pelo presidente da Fetronor, Eudo Laranjeiras — que também foi homenageado pela sua atuação de mais de três décadas à frente da entidade.

Fátima homenageou o presidente Eudo pelo trabalho realizado à frente da FETRONOR e aproveitou para destacar outras iniciativas do governo voltadas à mobilidade e à cidadania, como o transporte gratuito nas eleições municipais de 2022 e 2024.

Segundo ela, o projeto da “tarifa zero” para o dia das eleições deve ser institucionalizado com o envio de uma nova proposta à Assembleia Legislativa. “Garantir o direito de ir e vir no dia da eleição é também garantir o direito de votar”, disse.

Ao citar os investimentos na recuperação da malha viária estadual, a governadora reforçou que o transporte de passageiros, além de serviço essencial, é parte estratégica do desenvolvimento. “Não há crescimento sem acesso. E não há acesso sem estrada, ônibus e planejamento.”

Em um dos momentos mais marcantes da noite, Eudo Laranjeiras recebeu uma homenagem da Confederação Nacional do Transporte (CNT), entregue pelo presidente da entidade, Vander Costa. Ao lado da esposa, Valéria Laranjeiras, filhos e netos, Eudo agradeceu emocionado. “São cinco décadas de luta da Federação, conquistas e construção coletiva. O transporte é inclusão, e é isso que estamos celebrando.”

Prefeito concederá entrevista na rádio Princesa nesta segunda, 14



O Prefeito Dr Gleudinho [PL] estará aí vivo nos estúdios da Rádio Princesa FM, às 18 horas desta segunda, 14 de abril, no Programa Panorama do Vale.

O prefeito vai detalhar as conquistas e desafios nestes primeiros 100 dias, e deve falar também sobre a realidade financeira e déficits herdados da gestão anterior. 


Toni Martins

Lula Soares marca 100 dias de mandato com obras, programas sociais e investimentos em educação e cultura

 

Lula Soares celebra 100 dias de gestão (Foto: divulgação)

Em apenas 100 dias à frente da Prefeitura de Assú, o prefeito Lula Soares entregou resultados importantes para o desenvolvimento da cidade. Obras, programas sociais, educação, saúde, cultura, infraestrutura e geração de renda: em todas as áreas, Assú recebe investimentos que trazem avanços à qualidade de vida da população.

Entre os principais destaques estão a assinatura da ordem de serviço para construção do novo abatedouro público, que já teve obra iniciada, a autorização para a nova creche que vai beneficiar 300 crianças, além da construção de 150 casas populares no Parati 2000 e obras em andamento como o CAPS, UBS de Nova Esperança, o novo cemitério Irmã Lindalva e 10 novas salas de aula no Centro Educacional Pedro Amorim.

Na saúde, o Centro Clínico Dr. Ezequiel Epaminondas se tornou referência com atendimento de diversas especialidades e mais de 500 exames de alta complexidade já realizados. A maternidade Parteira Maringá foi ampliada, o CAPS ganhou atendimento infantil especializado, e mais de 238 mil medicamentos foram distribuídos em apenas três meses. Foi implantada ainda uma plataforma digital para garantir transparência na distribuição de medicamentos.

A educação também avançou com a convocação de mais de 100 professores, entrega de mobiliário escolar, manutenção das escolas, ampliação do tempo integral e investimento em formação. Programas sociais como o Auxílio Natalidade, Vale Cidadão e Bolsa Educação seguem beneficiando milhares de famílias.

A cidade também retomou o fôlego econômico e cultural: foi inaugurada a Casa do Artesão, a Sala do Empreendedor, liberados empréstimos sem juros e iniciados cursos de formação profissional. Na cultura e no esporte, o Carnaval foi um sucesso, o São João 2025 já começou a ser organizado e eventos como o Campeonato de Blocos e o Assú Verão movimentaram a cidade.

A gestão conquistou ainda um acordo com o ICMBio para garantir o direito do povo de Assú a ser ouvido em decisões ambientais, e realizou o plantio de cerca de 200 mudas frutíferas no Parati. Na mobilidade, os 600 permissionários de táxis e mototáxis passaram por vistoria para trafegar com mais segurança. Na segurança, todas as 65 câmeras de videomonitoramento estão em pleno funcionamento.

Com o compromisso de seguir avançando, a Prefeitura mantém salários em dia, paga abonos e pisos e prepara novas entregas, visando garantir um futuro melhor para todos.

Fonte Blog : Bruno Barreto

STF: Idade para aposentadoria de mulheres policiais pode ser mudada


 


O Supremo Tribunal Federal (STF) registrou neste domingo 13 três votos para confirmar a suspensão da regra que igualou em 55 anos a idade mínima para aposentadoria de homens e mulheres policiais civis e federais.ebcebc

A Corte está decidindo se referenda a decisão individual do ministro Flávio Dino, relator do caso, para suspender a regra, prevista na Emenda Constitucional 103/2019, aprovada durante o governo de Jair Bolsonaro.

Em outubro do ano passado, Dino fixou que a idade para aposentadoria de mulheres policiais civis e federais deve seguir o critério de 3 anos de redução em relação ao período dos homens, ou seja, 52 anos. A medida deve ser adotada até que o Congresso crie nova regra.

A análise da questão é motivada por uma ação protocolada pela Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol do Brasil).

Segundo a entidade, o Congresso desconsiderou a diferenciação constitucional de gênero entre homens e mulheres para concessão de aposentadoria especial.

Até o momento, o STF registra placar de três votos para manter a decisão. Além de Flávio Dino, votaram os ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes. Faltam os votos de oito ministros.

O caso é julgado no plenário virtual da Corte, modalidade na qual os ministros inserem os votos no sistema eletrônico e não há deliberação presencial. A votação vai até quinta-feira 24.

 



Agora RN*

MPRN e Defensoria Pública requerem cumprimento de decisão para regularizar transporte escolar em Lajes

 



O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e a Defensoria Pública do Estado (DPE) estão requerendo judicialmente a execução forçada de uma liminar para que o Município de Lajes cumpra decisão anterior que visa garantir o transporte escolar regular para estudantes da área rural. O serviço vem sendo prestado de forma irregular. No novo pedido, as instituições solicitam que a Justiça aplique medidas como multa, apresentação de documentos e vistoria dos veículos, além de responsabilização dos gestores.

A Justiça já havia deferido em parte o pedido liminar na ação civil pública original, determinando que o Município restabelecesse o transporte escolar integral, gratuito e contínuo para todos os alunos da área rural matriculados nas redes pública estadual e municipal, sob pena de multa.

Na ocasião, o Município informou em contestação que o transporte escolar havia voltado a circular. No entanto, a Defensoria Pública recebeu informações de que o serviço estava operando de forma irregular. Em investigação, apurou-se que os veículos utilizados no transporte escolar estariam sem manutenção e sem a devida inspeção do realizada pelo Departamento de Trânsito (Detran), colocando em risco a segurança dos estudantes.

Diante disso, o MPRN e a Defensoria Pública estão pedindo a intimação do Município para que se cumpra imediatamente a decisão liminar, garantindo o transporte escolar adequado, sob pena de bloqueio de verbas públicas.

Solicitam também a aplicação de multa diária por descumprimento, a apresentação de documentos que comprovem a regularidade do transporte, incluindo certificados de inspeção veicular e comprovantes de manutenção. Requerem ainda a expedição de ofício ao Detran para que realize vistorias nos veículos e apresente relatório à Justiça.

O cumprimento forçado da obrigação, com medidas constritivas aptas a garantir a efetividade da tutela judicial e a aplicação de multa pessoal ao prefeito e ao secretário de Educação pelo descumprimento injustificado da decisão judicial também completam o conjunto de requerimentos feitos.

Por fim, foi pedido o encaminhamento dos autos ao MPRN para a apuração da responsabilidade civil e penal dos gestores públicos pelo descumprimento da ordem judicial.

Leia aqui o pedido conjunto do MPRN e da Defensoria/RN.

Solicitação da taxa de isenção do ENEM começa nesta segunda 14


 


O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), abrirá, nesta segunda-feira 14, o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. De acordo com o Edital no 18/2025, a solicitação pode ser feita até o dia 25 de abril.O período de inscrição ainda será divulgado pelo MEC.  

Os interessados deverão pedir a isenção pela Página do Participante, com o login único do gov.br. Quem não lembrar a senha da conta poderá recuperá-la seguindo as orientações da própria plataforma.

Os participantes que não compareceram aos dois dias de provas do Enem em 2024 também precisam justificar a ausência caso queiram participar da edição de 2025 gratuitamente.    

Cirurgia de Bolsonaro leva 12h e termina sem complicações

 

Foto: Reprodução/Instagram

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve sua cirurgia concluída com sucesso neste domingo (13.abr.2025) às 21h30. O antigo chefe do Executivo foi submetido a uma laparotomia exploradora para desobstruir o intestino e reconstruir a parede abdominal. A notícia foi dada por Michelle Bolsonaro em seu perfil no Instagram.

“Cirurgia concluída com sucesso! A Deus, toda honra e toda glória. Estou indo agora para a sala de extubação onde poderei vê-lo“, escreveu.

Foto: Reprodução/Instagram

Segundo o boletim médico divulgado minutos depois do post da ex-primeira dama, o procedimento durou 12 horas. A previsão era que durasse 6 horas.

“O procedimento de grande porte teve duração de 12 horas, ocorreu sem intercorrências e sem necessidade de transfusão de sangue. A obstrução intestinal era resultante de uma dobra do intestino delgado que dificultava o trânsito intestinal e que foi desfeita durante o procedimento de liberação das aderências“, afirmou a equipe médica liderada pelo médico Cláudio Birolini. Os outros médicos envolvidos no procedimento foram Leandro Echenique, Ricardo Camarinha, Brasil Caiado, Guilherme Meyer e Allisson Barcelos Borges.

ENTENDA A CIRURGIA

De acordo com Bernardo Martins, gastroenterologista do Hospital Santa Lúcia Norte, de Brasília, a obstrução é uma alteração do fluxo normal do trato intestinal que pode ocorrer em qualquer altura do intestino proximal até o intestino grosso. Pacientes com esse quadro podem sentir fortes dores abdominais e apresentar náuseas, vômitos, distensão abdominal.

Martins declarou que o objetivo da cirurgia pela qual Bolsonaro passa é entrar na cavidade abdominal e explorar tudo o que estiver inadequado. “Às vezes não fica claro o que vai ser encontrado no abdômen do paciente. O procedimento tenta resolver as anomalias abdominais que vão ser encontradas”.

O especialista afirma que o quadro do ex-presidente era delicado pelo número de intervenções médicas pelas quais passou. Quadros repetidos geram respostas inflamatórias mais agudas. A irritação favorece o aparecimento de novas obstruções.

Existem diversas causas para a obstrução intestinal. As interrupções podem ser mecânicas, ocasionadas por hérnias, tumores, aderências, ou obstruções não mecânicas, causadas por alterações de eletrólitos como sódio, potássio, cálcio ou desidratação.

João Paulo Carvalho, cirurgião do aparelho digestivo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, avalia o quadro de Bolsonaro como perigoso. “Pode gerar diversas complicações no organismo do paciente, como desidratação e distúrbios hidroeletrolíticos. Além disso, quando não tratada, pode levar à necrose do seguimento intestinal obstruído, ocasionando perfuração intestinal e infecção intraabdominal”.

Segundo o médico, por causa do alto número de cirurgias na região, “a parede abdominal tornou-se enfraquecida, aumentando as chances de desenvolver uma hérnia incisional”.

Esta foi a 6ª cirurgia que Jair Bolsonaro passa por complicações decorrentes da facada que levou em 2018.

Poder 360

Luto na Educação de Carnaubais

 

 


O peso da inflação: R$ 100 em 1994 equivalem a R$ 12,71 hoje

 

Quase 31 anos depois de ser lançado, o Real perdeu 87% do seu valor. Uma nota de R$ 5 em 1994, quando começou a circular, vale hoje 64 centavos, por exemplo.

O motivo da desvalorização é uma inflação de 686,64% no período, o que reduziu o poder de compra. Esse fenômeno não é exclusivo da moeda brasileira e acontece sempre que há inflação.

“A inflação significa que se você colocar um determinado valor em dinheiro no bolso e você conseguir com aquele valor comprar algumas coisas hoje, daqui a alguns meses, anos, em alguns casos, daqui a alguns dias, você não consegue comprar as mesmas coisas”, explicou o economista Robson Gonçalves, professor de MBAs da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ou seja, quando se fala em desvalorização de uma moeda, está se falando de perda de poder de compra.

“Desde a crise de 1929, isso acontece com todas as moedas. A questão é só a intensidade e a previsibilidade com que isso acontece”, afirmou Gonçalves.

Nos Estados Unidos, por exemplo, US$ 1 em 1994 vale hoje US$ 0,47. Ou seja, a moeda perdeu pouco mais da metade do seu poder de compra.

Veja quanto cada nota vale hoje, em termos reais (ajustados pela inflação):

Veja quanto valem as notas do real hoje em comparação com o valor de 1994, quando foram lançadas — Foto: Arte/g1

O g1 usou a calculadora do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para verificar a perda de valor do Real no período de julho de 1994 a março de 2025.

O IBGE considera a variação do Índice Geral de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre duas datas para fazer a conta.

Essa mesma perda de valor aconteceu também para as três moedas lançadas posteriormente a 1994. A primeira, nota de R$ 2, lançada em dezembro de 2001, hoje tem um poder de compra de apenas R$ 0,50, após sofrer com uma inflação de 297,49%.

A nota de 20 reais, lançada em junho de 2002, hoje equivaleria a R$ 5,18, com uma inflação de 286,12%. Já a nota de 200 reais, lançada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em setembro de 2020, hoje teria um poder de compra equivalente a R$ 149,67, após uma inflação acumulada de 33,63% agir sob ela.

De acordo com o Banco Central, nos doze meses anteriores ao lançamento o país acumulava uma inflação de 4.922% e a moeda chegava com a promessa de acabar com essa hiper variação de preços que afetava a população.

Quase 31 anos depois, o Brasil acumula nos últimos 12 meses uma inflação de 5,06%. O mês de fevereiro registrou a maior variação de preços para o mês dos últimos 22 anos.

Nesse período de 31 anos, o país registrou inflação anual acima de 10% apenas quatro vezes, sempre motivado por instabilidades político-econômicas.

Inflação acumulada por décadas, a partir do lançamento do Real:

  • 94 a 2004 – 151,88%
  • 2004 e 2014 – 70,03%
  • 2014 e 2025 – 82,00%

g1

Morre Mario Vargas Llosa, escritor e Nobel de Literatura, aos 89 anos

 

Foto: Emmanuel Dunand/AFP

Mario Vargas Llosa, escritor e vencedor do prêmio Nobel de Literatura em 2010, morreu neste domingo, 13, aos 89 anos de idade. A informação foi divulgada por seu filho, Álvaro, na rede social X (antigo Twitter).

“Com profunda dor, informamos ao público que nosso pai, Mario Vargas Llosa, morreu hoje em Lima, cercado por sua família, e em paz”, dizia o comunicado postado por ele.

Ainda de acordo com a família, não haverá uma cerimônia pública de velório, e o corpo será cremado. Leia a íntegra do comunicado mais abaixo.

Vida e obra de Mario Vargas Llosa

Mario Vargas Llosa nasceu em Arequipa, no Peru, em 28 de março de 1936. Foi educado por sua mãe e seus avós maternos em Cochabamba (Bolívia) e depois no Peru.

Após seus estudos na Academia Militar de Lima, obteve uma licenciatura em Letras e deu seus primeiros passos no jornalismo.

Seu primeiro livro foi Os Chefes, uma série de contos, lançado em 1959, quando tinha 23 anos, e lhe rendeu o prêmio Leopoldo Aras. Com o passar dos anos, vieram obras importantes como Conversa no Catedral, A Guerra do Fim do Mundo, A Cidade e os Cachorros e A Festa do Bode (confira uma lista ampliada ao fim do texto).

Foi considerado um dos principais nomes do ‘Boom’ da literatura latino-americana nas décadas de 1960 e 1970, ao lado de figuras como Gabriel García Márquez, Julio Cortázar e Carlos Fuentes.

Uma de suas produções mais conhecidas, Conversa no Catedral (1969) traz uma conversa entre um jornalista e um antigo amigo de seu pai, de forma que as memórias ajudem a contar a história de questões políticas e sociais do Peru nos anos 1950.

Já A Guerra do Fim do Mundo (1981) era intimamente ligado à história do Brasil, mostrando o recorte de Vargas Llosa a respeito da Guerra de Canudos, ocorrida na Bahia no fim do século 19.

A Cidade e os Cães (1963) se passa num colégio militar peruano, e debate sobre óticas de autoridade e opressão. O tema também se repete em A Festa do Bode (2000), que se baseia na trajetória de Rafael Trujillo, ditador que governou a República Dominicana entre 1930 e 1961.

Em outubro de 2023, lançou seu último romance, Le Dedico Mi Silencio. “Nunca deixarei de trabalhar e espero ter forças para fazê-lo até o fim”, disse na época, anunciando que se tratava de seu último livro completo feito do zero. “Agora gostaria de escrever um ensaio sobre Sartre, que foi meu professor quando jovem. Será a última coisa que escreverei”, explicou.

O Nobel da Literatura de Vargas Llosa

Um dos pontos altos da trajetória de Vargas Llosa ocorreu em 7 de outubro de 2010, quando venceu o Prêmio Nobel da Literatura. Segundo a Academia Sueca, que organiza o evento, ele recebeu a condecoração “por sua cartografia de estruturas de poder e suas imagens vigorosas sobre a resistência, revolta e derrota do indivíduo”.

Ao longo de sua carreira, o autor recebeu também muitas outras honrarias. Em 2021, tornou-se o primeiro escritor a entrar na Academia Francesa sem nunca ter escrito em francês e assumiu a cadeira de número 18.

Ele também era membro da Academia Peruana de Línguas, da Real Academia Espanhola, e sócio correspondente da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Comunicado da família sobre a morte de Vargas Llosa

“Com profunda dor, informamos ao público que nosso pai, Mario Vargas Llosa, morreu hoje em Lima, cercado por sua família, e em paz.

Sua partida entristecerá a seus parentes, seus amigos e seus leitores ao redor do mundo, mas esperamos que encontrem consolo, como nós, no fato de que ele gozou de uma vida longa, múltipla e frutífera, e deixa para trás uma obra que o fará sobreviver.

Procederemos nas próximas horas e dias de acordo com as suas instruções. Não haverá nenhuma cerimônia pública. Nossa mãe, nossos filhos e nós mesmos confiamos em ter espaço e privacidade para a despedida em família e na companhia de amigos próximos.

Seus restos mortais, como era de sua vontade, serão incinerados.”

Estadão

Lewandowski busca apoio da sociedade civil para PEC da Segurança Pública


Foto: CNN

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, busca apoios além do Congresso para conseguir fazer avançar a PEC da Segurança Pública. Neste domingo (13), esteve em São Paulo com advogados, magistrados e especialistas na área para explicar os principais pontos da proposta e defender a necessidade de se aprovar a mudança constitucional.

O evento foi promovido pelo grupo Prerrogativas e pelos advogados Pierpaolo Bottini e Sérgio Renault, ambos com passagens pelo ministério em governos anteriores.

Em um discurso no qual apresentou a PEC, Lewandowski abordou as resistências ao projeto e disse, sem citar nomes, que há governadores que pensam que os estados são soberanos, mas na verdade o que o federalismo brasileiro estabeleça seja autonomia. A diferença, como explicou o ministro, é que o modelo adotado no país prevê cooperação entre os diferentes níveis de governo – é o que já ocorre em áreas como saúde, educação e assistência social.

“São diretrizes gerais sem prejuízo às competências locais. As competências da União não alteram o comando dos governadores sobre as polícias”, disse Lewandowski.

Ao defender a necessidade de diretrizes nacionais para o enfrentamento à criminalidade, o ministro descreveu como facções organizadas atuam não mais no nível local apenas, mas de forma interestadual e até mesmo transnacional. Por isso, argumentou Lewandowski, as mudanças na Constituição previstas na proposta permitiriam maior eficiência nas políticas de segurança e integração maior entre os estados.

“Tenho segurança do ponto de vista técnico de que é uma boa PEC. Vamos debater os diferentes pontos de vista, podemos melhorar. O que não podemos é piorar a situação”, afirmou o ministro a jornalistas após o evento.

Guardas municipais e prefeituras

O titular da Justiça e Segurança Pública também abordou as mudanças em relação à atuação das guardas municipais – em fevereiro, o Supremo Tribunal Federal julgou constitucional as ações de policiamento ostensivo comunitário pelas forças ligadas às prefeituras, sem que se avancem em atribuições das outras policiais, como cumprimento de mandados judiciais e investigações criminais.

Lewandowski defendeu padronização de atuação dessas forças, como tipo de armas usadas, protocolos de abordagem, entre outros. O ministro também considera possível que os prefeitos, principalmente de capitais e cidades com guardas, podem ajudar na mobilização política para a PEC ser aprovada.

“A PEC é um começo para discutir. Abrimos ao Congresso a oportunidade de revisitar o art. 144 da Constituição (que trata da segurança pública e das polícias no país) depois de 36 anos. Se não houvesse essa provocação, ficaria a discussão no varejo, e nós queremos discutir no atacado”, definiu Lewandowski.

CNN