O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, foi recebido pelo governador em exercício Walter Alves para uma audiência, na Governadoria, nesta quarta-feira (15), durante a qual trataram de projetos, ações, demandas e oportunidades de desenvolvimento do Rio Grande do Norte e da indústria do Estado.
“Tivemos um diálogo sobre o programa de Parceria Público Privada, a necessidade de revisão da Lei Ambiental para descentralizar os licenciamentos, falamos de aspectos mais amplos da política industrial e da logística do Estado”, disse o presidente da FIERN.
No diálogo sobre a logística, houve a apresentação de um estudo do Observatório da Indústria Mais RN que detalha a necessidade de melhorias no Porto de Natal. Esse estudo aponta dados técnicos que confirmam a viabilidade econômica do terminal, desde que se tenha as mudanças na infraestrutura, com o atendimento de obras consideradas essenciais entre as quais a dragagem e colocação de defensa na ponte Newton Navarro.
“Conversamos sobre todos os modais de transporte, mais especificamente o marítimo. Assim mostramos os potenciais e todas as nossas preocupações. Apresentamos esse estudo para que o governador em exercício e a governadora [Fátima Bezerra] possam se articular para conseguir os recursos necessários no atendimento das demandas”, explicou Roberto Serquiz.
Essas demandas são as melhorias necessárias ao terminal portuário: instalação do scanner, aquisição de um guindaste, obra de dragagem e fixação de defensas na ponte sob a qual passam os navios antes de atracar no porto. Investimento previstos em torno de R$ 260 milhões.
“O governador [em exercício] recebeu muito bem, está de posse deste material, e ficou de conversar com a governadora. A FIERN também está pronta para apoiar as iniciativas junto Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil para assegurar os recursos necessários para essas obras e ações tão importantes à nossa indústria e ao próprio desenvolvimento do Estado”, afirmou o presidente da FIERN.
Walter Alves elogiou a iniciativa da Federação e disse que o diálogo é relevante na busca de soluções. “Há diálogo permanente do governo com a FIERN e demais entidades dos setores produtivos e da sociedade civil no sentido de buscarmos soluções. Isso é muito relevante e hoje tivemos mais uma oportunidade de interlocução com a FIERN, o que é muito proveitoso”, ponderou o governador em exercício.
Ele disse que o encontro com representantes da Federação das Indústrias foi importante por abordar assuntos relacionados com parcerias públicas privadas e projetos para infraestrutura para o Estado. “Nós conversamos sobre PPPs, investimentos no porto. Então, tivemos uma reunião profícua na continuidade de uma interlocução que tem sido consequente para o Rio Grande do Norte”, avaliou Alves.
Também participaram da audiência, os diretores da FIERN Etelvino Patrício e Francisco Vilmar Pereira Segundo; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato; o coordenador geral da Vice-governadoria, Saint Clair Câmara; o diretor técnico comercial da Codern, Paulo Henrique de Macedo; e o gerente do Observatório da Indústria Mais RN, Pedro Albuquerque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário