Iniciativa recebeu o nome Chá da Saudade e funciona como grupo de escuta, liderado por profissional da Psicologia, para pessoas enlutadas.
Foto: Cedida
Os estudos na área da Psicologia reconhecem a importância do apoio terapêutico e psicológico às pessoas enlutadas. Pensando em formas de ampliar esse suporte, o cemitério, crematório e funerária Morada da Paz, em Emaús – Grande Natal, conta há oito anos com o projeto Chá da Saudade, que consiste em um grupo de escuta no qual os participantes compartilham suas experiências na vivência do luto.
O objetivo do Morada da Paz é oportunizar para os participantes um espaço de demonstração de apoio e empatia com a história do outro. “Eles partilham as próprias vivências, diante da reorganização do cotidiano e sentimentos nesse processo de elaboração do luto, e compartilham os seus recursos de enfrentamento. Meu papel é mediar e acolher”, explica a psicóloga especialista em luto do Morada da Paz, Alexsandra Nunes.
Uma das participantes, Linete Rocha, começou a frequentar o grupo por indicação de um amigo. Aos 79 anos e viúva desde 2023, ela conta que sua primeira impressão foi bastante positiva. “Os encontros proporcionam aos participantes uma oportunidade de externar angústias e melhorar a qualidade de vida. Os encontros me ajudaram bastante e hoje me sinto bem. Acho que ultrapassei a fase crítica e quero evoluir no meu processo de luto com o aprendizado vivenciado nas reuniões”, relata Linete.
Com a frequência na participação dos encontros do Chá da Saudade, vínculos são criados entre os participantes. De acordo com Verônica Melo e Silva, de 58 anos, viúva desde 2018, participar e partilhar o luto com outro enlutado é muito acolhedor: “Nem sempre a família e amigos querem escutar ou não têm paciência. No Chá da Saudade eu tenho amigos que me ouvem e me acolhem. Sou muito grata a todos eles”.
No processo do luto, ter uma rede de apoio faz toda a diferença. Para Alexsandra, a busca por suporte para lidar com todas as etapas do processo de luto é muito salutar. “Seja de forma individual ou em grupo, como na Chá da Saudade, a partilha de sentimentos, emoções e situações – principalmente com o acompanhamento profissional e a escuta acolhedora de um profissional da Psicologia – pode oferecer ferramentas importantes ao enlutado”, salienta a profissional do Morada da Paz.
Sobre o Chá da Saudade
Realizado desde 2016, o projeto é oferecido para os clientes do Morada da Paz, de forma gratuita, e é promovido nas unidades da marca no Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco pela equipe da Psicologia do Luto.
Em 2023, o projeto foi vencedor no I Concurso Luto com Ciência, que premiou iniciativas e casos de êxito desenvolvidos em cemitérios e no setor funerário. A ação aconteceu durante o I Congresso Internacional de Governança de Cemitérios e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, realizado em novembro, na Universidade Federal de Pernambuco.
____
Assessoria de Imprensa: Ideia Comunicação
www.ideia.jor.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário