quarta-feira, abril 10

Mercado abandona ideia de Selic abaixo de 10% em 2024

 

Apesar do número positivo do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) ter ajudado um prognóstico mais benéfico para a política monetária nacional, os dados de inflação americana logo em seguida foram um balde de água fria nas expectativas mais otimistas.

O dado do CPI (Índice de Preços ao Consumidor) nos Estados Unidos mais forte que o esperado se sobrepôs ao IPCA abaixo das expectativas e fez a curva futura de juros local passar a precificar a Selic terminal em 10% ao ano.

O mau humor com os juros derrubou também a bolsa. Das 86 ações que compões o Ibovespa, apenas cinco conseguiram chegar ao encerramento da sessão em terreno positivo, cinco delas ligadas ao petróleo, que subiu 1,21% no dia com o barril do tipo Brent negociado a 90,50 dólares.

As contribuições positivas para o indicador ficaram com Petrobras (+2,22% PN; +3,02% ON), Prio (0,70%), Embraer (0,89%) e Petrorecôncavo (1,70%). Na ponta negativa, Vale (-1,52%), Itaú (-2,11%), B3 S.A. (-3,47%) foram as principais quedas.

Além do petróleo, a Petrobras foi favorecida pelo posicionamento público do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, distencionando a disputa sobre a chefia da empresa, o que foi entendido como uma sinalização de que não haverá trocas relevantes na Diretoria da estatal no curto-prazo.

Nos últimos dias, os rumores do afastamento iminente do CEO da estatal, Jean Paul Prates, e a indicação de que Aloízio Mercadante, atual presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), causaram forte volatilidade nos papéis da petroleira negociados em bolsa.

No mercado de câmbio, o dólar avançou mais de 1%, na maior alta intradiária desde janeiro. A moeda americana encerrou as negociações valendo 5,08 reais. A divisa brasileira registrou a terceira pior performance entre as emergentes em um dia de fortes ganhos para o dólar, que se valorizou contra a maioria das moedas globais.

O Antagonista

Nenhum comentário:

Postar um comentário