O VALE DO AÇU E SEUS REPRESENTANTES NO PARLAMENTO ESTADUAL
Sem a imagem do deputado assuense Pedro Amorim, e Ângelo Varela, nossa região teve a suprema glória de ter esta galeria de representantes no período em que a casa congressual do estado era composta por 36 cadeiras representativas.
Os deputados Edgar Borges Montenegro e Olavo Lacerda Montenegro foram os que mais mandatos exerceram na assembleia legislativa.
Tendo o comandante Edgard a primazia de eleger em substituição alternada do seu mandato, os irmãos João Batista Borges Montenegro e mais adiante o irmão Nelson Borges Montenegro, o filho Paulo Montenegro, o genro Ronaldo Soares em três mandatos e o neto George Soares que vai atualmente para sua terceira disputa no parlamento com chances auspiciosa de renovação do mandato.
Edgard foi pra eternidade, tendo exercido mandato de prefeito, vice prefeito, auxiliar de governo, presidente de associação de criadores: deixou um legado que permanece vivo na politica do RN através da atuação parlamentar dos netos: George na assembleia e Gustavo na prefeitura do Assú.
Olavo 5 vezes deputado, viu o filho Manoel Montenegro Neto (Manuca) ocupar duas vezes o parlamento estadual e ainda teve a satisfação de vê-lo deputado federal num efêmero mandato de apenas 30 dias.
Teve também seu irmão João Batista Lacerda governando a cidade de Assú. Gerôncio dos Santos Queiroz teve momentos de prestigio na região varzeana, sendo nos épicos tempos do MDB deputado estadual, tendo seu irmão ex reitor da UFRN Geraldo Queiroz sucedendo a sua cadeira e o cunhado Francisco Miranda Pinheiro como parlamentar representado o municipio de Pendencias, onde todos eram naturais.
A cidade Macau teve a aguerrida presença de um defensor do proletariado das salinas Floriano Bezerra de Araújo herdeiro do ex-alcaide Venâncio Zacarias. O médico Hermano Paiva foi também deputado estadual com base eleitoral e familiar na cidade macauense. Ainda foram deputados por esta região Arnóbio Abreu. Depois que o regimento da assembleia e a constituição estadual reduziu o numero de cadeiras representativas com o limite de 24 deputados, ficou cada vez mais difícil uma representatividade genuína dos nossos interesses sociais, políticos, culturais e econômicos. Teve predominância com repetição de mandatos: Ronaldo Soares (3) Arnóbio Abreu duas vezes, tendo uma delas assumido por ser o 1º suplente, Manuca com igual oportunidade e na história do presente, o deputado do PR George Soares, finaliza seu segundo mandato concorrendo uma terceira oportunidade.
Veja a galeria dos mais recentes parlamentares com a composição da atual assembleia (24) deputados.
Não encontramos em nossos arquivos fotos dos deputados: Francisco Miranda Pinheiro e Hermano Paiva.
Obs: Quando Ronaldo Soares abdicou do seu mandato parlamentar para voltar a prefeitura de Assú, passamos duas legislaturas sem representatividade no Vale, responsabilidade que se atribuiu ao seridoense Nelter Queiroz.
Nestas duas legislaturas, apenas George Soares ficou com porta voz dos varzeanos dividindo este cumprimentos com alguns deputados que receberam boa votação na região. Em 2018, George e Ivan Júnior devem polarizar a atenção maior do nosso eleitorado.
O certo é que uma vaga é pouco, duas pode ser muito e três não é previsível!
O certo é que uma vaga é pouco, duas pode ser muito e três não é previsível!
Adendo: George Soares vai para o 4º mandato em 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário