quinta-feira, janeiro 1

O MOIDO DO ANO VELHO E AS EXPECTATIVAS DO ANO NOVO

Tecemos um breve comentário a respeito de fatos políticos e atos administrativos que circularam em nossa região durante o período antecedente a chegada do ano novo.
Iniciamos por nosso municipio que teve o ano velho marcado por episódios que direcionaram uma alternância der poder diferente do quer foi consagrado nas urnas pelo o voto popular.
 O afastamento de Luizinho levou a municipalidade a ter uma interinidade de gestão que vem sendo avaliada com índices regulares de aprovação em determinados setores, bem avaliada em outros e sem contemplar o que realmente deseja que aconteça a minoria divorciada do poder. 
Duas eleições suplementares foram suspensas e uma terceira ainda não existe base consensual para acontecer.
 Três momentos foram registrados com maior determinação: o equilíbrio da máquina com disciplinamento compatíveis com suas despesas em face das receitas, desde a mudança do coeficiente que nos elevou para o patamar 08 nos repasses do FPM, permitindo quitação de algumas pendências do erário.
 Na alçada do legislativo a luta pelo predomínio do comando permanece com o grupo liderado por Luizinho desde 2001. Finalmente o ato de exoneração feita pelo atual gestor, apesar de alegações justas e necessárias, deixa sempre algumas sequelas pelos que foram atingidas, fato que o governante deverá equacionar com competência a partir do próximo  segunda feira (5).
 No entanto torcemos para que tudo se reordene como requer a praxis do bem servir coletivamente.
A cidade de  Assú existe um mistico de ações que envolvem a parte politica e a administrativa, com efeitos gerados  pelo resultado da eleição estadual com dois tempos de apoio do prefeito Ivan Junior jogando em palanques distintos.
 No primeiro turno perdeu por pouco apoiando Henrique Alves, no segundo turno ganhou disparadamente defendendo o governador eleito Robinson Faria, essa mudança de comportamento tem sido muito questionado pelos observadores da cena politica, sem que se tenha a certeza dos lucros ou prejuízos acarretados.
 Todavia, o veto de alguns projetos do prefeito com ajuda de vereadores da sua base aliada foi uma atitude que não deve ter agradado o gestor da cidade dos poetas. Muitas expectativas existem para o ano que se iniciou. Breno Lopes assumirá ás 18.00 horas o comando do poder legislativo, sendo o terceiro nome na escala da sucessão municipal.
 Na vizinha cidade de Alto do Rodrigues a gestão construída em novo tempo pelo prefeito Abelardo Rodrigues tem ido de encontro aos anseios da maioria que o elegeu para o quinto mandato  executivo. 
Salve-se o imbróglio criado pela presidente da Câmara que no final do seu biênio administrativo, desconsiderando a eleição que lhe favoreceu no primeiro momento, tendo aceito e votado em seu vice presidente, vereador Nixon Baracho para o biênio seguinte, provocou traumas irreparáveis na bancada governista, estando obrigada por determinação judicial a proceder hoje a transmissão do cargo para Nixon a revelia da sua própria vontade. Como decisão judicial não se discute, cumpra-se e dê ciência, é o que se espera nesta manhã de quinta feira.
Em Pendências o ano velho trouxe para administração frutos bem amargos, perdeu o repasse dos recurso do Petróleo via ANP, tirando de Ivan Padilha a galinha dos ovos dourados do seu governo, chegando ao final de 2014 com a municipalidade atolada até o gogó com vários processos em julgamento no Ministério Público.
Porto do Mangue o mar serenou depois que havia quase morte na escolha do presidente da Câmara, sendo empossada na noite de ontem. sem que o presidente que findou o biênio tenha comparecido para transmitir o cargo ao vereador Álvaro Costa.
 O prefeito Titico e o os seus munícipes aguardam a implantação do Porto Graneleiro, será que o deputado Rogério Marinho vai conseguir viabilizar junto ao governo federal tão importante execução para nossa região?
O inusitado aconteceu em Ipanguaçu, depois da justiça afastar do poder Leonardo Oliveira eleito em 2012, o TRE realizou uma eleição faz de conta, precipitando e desmoralizando Geraldo Paulino que saiu da contenda sem o mandato de vereador e do cargo de prefeito com o retorno de Leonardo á chefia do município. No âmbito do legislativo municipal de Ipanguaçu a eleição da Câmara tornou-se mais difícil do que parto cesariano.
A cidade de Itajá o prefeito Lucélio Guimarães provou do amargor da derrota ao ser no apagar das luzes do período forense afastado do cargo de prefeito pelo TRE. Todavia permanece de caneta em mãos assinando cheques e ordenando despesas.
Para concluir a cidade de Macau vista como polo econômico na região, teve um 2014 bastante conturbado no campo politico e administrativo.
 Sem fugir a regra, teve também muitos problemas pra se defenir a nova mesa diretora que alçou Manoel do Gago para o comando, sem esquecer o fato mais surpreendente que foi o fim do matrimônio politico do Prefeito eleito Kerginaldo Pinto que não aceitou continuar sendo massa de manobra dos interesses do ex-gestor Flávio Veras. Estando o ex-gestor com sérios problemas judiciais para superar, inclusive ordem de prisão. 
Estes são apenas alguns acontecimentos que marcaram o cotidiano dos municípios durante o ano que findou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário