terça-feira, março 19

“É cada vez mais provável que a dupla não esteja mais no RN”, afirma especialista em segurança sobre fugitivos de Mossoró

 

Uma Força Tarefa continua empenhada na busca pelos dois foragidos da Penitenciária Federal de Mossoró, que já se estende por mais de um mês desde a fuga. Os fugitivos, identificados como Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral do Nascimento, escaparam da unidade prisional na região oeste do Rio Grande do Norte no dia 14 de fevereiro, em um incidente marcante por ser o primeiro registrado na história do sistema penitenciário federal desde sua criação em 2006.

As investigações apontam que a fuga ocorreu durante a madrugada, quando a dupla teria arrancado a luminária da cela e alargado o buraco com uma barra de ferro, possivelmente retirada da estrutura de alvenaria do local. A ausência dos detentos só foi percebida mais de duas horas depois.

“Primeira pergunta é como essa barra de ferro chegou lá, segundo como é que isso foi feito”, questionou o corregedor Federal Walter Nunes. “Quem conhece as células ou já viu aí na televisão ter mostrado algumas imagens, a célula é toda de alvenaria, o banco, a mesa, o bojo, tudo é de alvenaria e só tem um colchão”.

Rogério e Deibson, ligados à facção criminosa do Comando Vermelho, estavam em celas de isolamento dentro da penitenciária. A polícia federal abriu um inquérito para apurar as circunstâncias do caso, não descartando a possibilidade de facilitação.

“É cada vez mais provável que a dupla não esteja mais no Rio Grande do Norte”, ponderou o especialista em segurança. “Estamos lidando com o Comando Vermelho, crime organizado que tem tentáculos por todo o Brasil. Podem estar plantando pistas falsas no local.”

Desde então, os foragidos têm se escondido na zona rural de Baraúna, contando com a ajuda de terceiros. Foram relatados casos de roubo e sequestro de uma família rural, além de cooperação de outros indivíduos na região.

“O sucesso que consideramos nessa Força-Tarefa é que os agentes de segurança estão mantendo os fugitivos encurralados”, explicou o Ministro Lewandovski.

Rogério, de 35 anos, já possui condenações que totalizam 74 anos de prisão, enquanto Deibson, de 33 anos, tem seu nome vinculado a mais de 30 processos e acumula uma pena de 81 anos. As autoridades intensificaram as medidas de segurança nos presídios federais após o incidente, incluindo o reforço dos protocolos de segurança e a construção de muralhas em algumas unidades.

Apesar da mobilização e dos recursos empregados na operação de busca, a recaptura dos fugitivos ainda não foi bem-sucedida. Especialistas em segurança alertam que é cada vez mais provável que a dupla já tenha deixado o Rio Grande do Norte, levantando hipóteses sobre possíveis falsas pistas deixadas para despistar as autoridades.

As buscas prosseguem sem data para encerramento, com a Força Tarefa mantendo uma presença ativa na região. No entanto, a demora na recaptura levanta questionamentos sobre a eficácia da operação e o custo envolvido, com muitos clamando por uma resposta concreta e rápida por parte das autoridades.

Ponta Negra News

Nenhum comentário:

Postar um comentário