segunda-feira, março 25

[VÍDEO] Vini Jr chora ao relatar luta contra o racismo: "Cada vez tenho menos vontade de jogar"

 

Créditos: Reprodução


Seja por jogar em casa no Santiago Bernabéu, seja pela relevância que tem na seleção brasileira, seja, principalmente, pelas ações antirracistas, Vini Jr terá os holofotes voltados para ele no amistoso entre Espanha x Brasil, terça-feira, em Madri. Justamente por isso, foi Vini quem deu coletiva nesta segunda, no CT do Real.

O painel com a logo da CBF em preto e branco e o slogan "uma só identidade" evidenciavam que a partida tem demandas além das esportivas. E a voz de Vinicius deixou a mensagem evidente:

"É cada vez mais triste. Cada vez eu tenho menos vontade de jogar"

"Acredito que seja muito triste tudo que eu venho passando a cada jogo, a cada dia, a cada denúncia vai aumentando. É muito triste, não só eu, mas todos os negros que sofrem no dia a dia. O racismo verbal é minoria perto de tudo que os negros passam no mundo"

"Meu pai sempre teve dificuldade por ser negro. Entre ele e um branco, sempre vão escolher um branco. Tenho lutado bastante por tudo que tem acontecido comigo. É desgastante por estar meio sozinho. Já fiz tantas denúncias e ninguém é punido, nenhum clube é punido. A cada dia, luto por todos que passam por isso. Se fosse só por mim e pela família, não sei se continuaria. Mas fui escolhido para defender uma causa bem importante e que eu estudo a cada dia para que no futuro meu irmão de cinco anos não passe pelo que estou passando."

Vini se abriu, chorou e se consolidou ainda mais como referência na causa antirracista.

"No futebol tem muitas pessoas, tantos jogadores melhores do que eu que já passaram por aqui, eu quero fazer com que as pessoas no mundo possam evoluir, melhorar, que possamos ter igualdade, que num futuro próximo haja menos casos de racismo, que as pessoas negras possam ter uma vida normal, como as outras. Quero seguir lutando por isso. Se fosse por mim, eu já teria desistido, fico em casa, ninguém vai me xingar, fazer nada comigo... Eu vou para os jogos com a cabeça centrada no jogo para fazer o melhor para minha equipe, mas nem sempre é possível. Tenho que me concentrar muito todos os dias..." (Vini chora).

Veja trecho da entrevista:

Notícias relacionadas

Fonte: Portal Grande Ponto

Nenhum comentário:

Postar um comentário