terça-feira, maio 10

ACESSE E OUÇA

RENOVAR É PRECISO:
 

Em Tempo: Faço após a exibição desta apresentação, o destaque da relação de identificação da Dra. Roberta Lacerda com o Vale do Açu, especialmente com Carnaubais, municipio que tem aqui fixado as raízes mais profundas dos laços familiares da descendência do casal Mathias Nereu de Oliveira Lacerda (Ioiô Lacerda)  e Maria Januária Pessoa, sendo seus bisavós.
Ela pertence a uma prole de 9 irmãos legítimos, cinco homens: Adelfo, Inácio, Rui, Manoel de Jesus e Manoel de Oliveira.
Quatro Mulheres - Maria Lacerda Ramalho, Maria Lacerda de Almeida (avó) Naci Lacerda  e Terezinha Lacerda. 
Destes apenas estão vivos os dois caçulas: Manoel de Oliveira no Rio de Janeiro e Terezinha Lacerda em Macau. 
Seu Bisavô em seu primeiro Matrimônio, teve um casal de filhos: Maria Lacerda Montenegro (Marieta) e Saboia Lacerda e um único Irmão Eloi Lacerda. 
Ioiô e Eloi, viveram um patriarcado prestigioso na comunidade rural do Arraial.
Ainda relaciono com muito orgulho e honradez a familia  de Mizael Barbosa de Oliveira, um filho que devotou a um compadre e irmão meu pai, uma relação de reciprocidade imensurável, bastante conhecido em Pendências. 
Aqui no Vale suas raízes tem troncos genealógicos bastante profundos e os galhos desta árvore, ainda fazendo um grande farfalhar pelas palmas do  colossal leque  das carnaubeiras.
Como Famílias tem suas temporalidades distintas de identificação genealógica - Ela atualmente representa um segmento politico dos "Lacerdas" que se envolveram na politica do municipio e do Estado.
Olavo Lacerda Montenegro 5 vezes deputado, emancipador deste amado torrão. 
João Batista Lacerda Montenegro prefeito do Assu, e vereador. 
Montenegro Neto (Manuca) deputado estadual e na condição de suplente de deputado federal, assumiu por 30 dias a titularidade do mandato.
Teve na cidade do Assu, seu tio Inacio Lacerda vereador e em Carnaubais os primos: José Pessoa de Melo (Zequinha) e Aluizio Dias de Lacerda. 
Sua avó Maria Lacerda, bastante conhecida em Assu, onde criou e educou uma prole muito significativa com esposo Roldão Conegundes de Almeida. 
Tio Roldão (afinidade) pertencente a uma tradicional familia que carrega nas veias o sangue pessoas bastante valorosas,  vindo da região do seridó ou parte sul  no  final da região do Vale do Açu. Sua descendência tem origem na cidade de Jucurutu. 
Sei que existe uma mistura forte de Queiroz e Almeidas. 
Em Assu conheci Joquinha um comerciante da cidade que era seu tio por parte de pai. 
Em Pendências tem parentesco em primeira linhagem com dona Clecina Queiroz de Almeida irmã de seu avô Roldão e esposa de seu Vicente Queiroz.  
Um outro tio Chamado Valdemar, que exercia  nas antigas a profissão de fotógrafo, deixando para o filho Paulo César este aprendizado.
Com relação a sua mãe Marlene Lacerda de Miranda, que foi no governo de Gerado Melo Presidente do Instituto de Terras do Estado.
As demais foram todas orientadas desde criança pela tia Ilca mais velha falecida recentemente.. 
Para enumerar os demais tios começo pelos homens Renato Lacerda (Maninho) Dinarte Lacerda (Uà) ambos falecidos e Chico Lacerda ou Chico de Roldão ( Chico Leso) - como bem queiram chamar.
As  Mulheres: Iolete, Istânia, Maria da Graças e Rita de Cássia, todas ex alunas do Colégio Nossa Senhora das vitórias. 
Agora não tenho aprofundamento sobre a genealogia do seu pai Ronaldo Miranda, uma criatura formidável da cidade de São José de Campestre.   
Tive oportunidade ainda de conhecer na minha época de atleta, o seu tio Miranda, jogando futebol de salão pela seleção campestrense.
Servi o exército com um goleiro de alitissima projeção, dado a versatilidade de guarda valas (goleiro) Elivan Confessor e Walter filho de um cidadão que foi prefeito na cidade.  
Eis aqui um abreviado resumo das raízes familiares da dra. Roberta Lacerda, infectologista com especialidade em doenças contagiosas,sendo membro do Conselho Cientifico Nacional. Finalizo estas considerações dizendo que nossa prima, tem seu nome incluído na nominata do PL para uma disputa como pré candidata a deputada federal.
Como renovar é preciso, faço fé em sua capacidade profissional e no desempenho da luta que está inserida para o RN e a região do Vale do Açu, conquistar uma representatividade com legitimidade para lutar em Brasilia por projetos e realizações coletivas.
Ela é uma desconhecida do universo politico partidário. Porém, na atividade medica já é um nome de expressão nacional.
Vi minha prima criança aos 8 anos de idade: seu nome completo Roberta Lacerda de Miranda Dantas. 
Acredito que o Dantas é a referencia do seu esposo.
Mas, Deus coloco em nossa vidas planos que muitas vezes  não imaginamos. 
Sinceramente adoro politica, mas, estando hoje com direito ao voto facultativo estava sem empolgação para comparecer as urnas.
Sua candidatura fez reacender a chama do vigor e não tenho votos, apenas o meu é garantido. Todavia, levarei sua mensagem, onde houver uma Lacerda agregado as demais famílias que pertencemos, numa cadeia comum de solidariedade. 
Hoje mesmo contactei com muitos parentes em Natal e Mossoró, assim farei este esforço nas demais cidade do estado, onde tenho familiares  e alguns amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário