quinta-feira, maio 23

TÓPICOS HISTÓRICOS DE FIGURAS QUE MERECEM NOSSO RESPEITO PELO O QUE FIZERAM NO PASSADO POR NOSSA AMADA CARNAUBAIS

Abastecimento de água em Carnaubais está suspenso até sexta-feira
Imagem de arquivo
Foi Antônio Pereira de Albuquerque o primeiro habitante de uma localidade, onde situava-se uma área com vista ampla, verde e bela, com muitas carnaubeiras ao redor e com boa terra para cultivar. Tendo como nome originário, povoado de Poço de Lavagem.
Logo depois chegava Abel Alberto da Fonseca que iniciou as primeiras construções, se tornando pioneiro na organização urbana da povoação que estava nascendo, até alcançar da denominação de Vila. 
Através da participação de figuras dedicadas a comunidade o povoado começou a se desenvolver, e entre elas destacaram-se o Monsenhor Honório, primeiro vigário, a professora Adalgisa Emídia da Costa, a incentivadora cultural Celina Moura e Olavo Lacerda Montenegro, que lutou pela sua emancipação política. Em 18 de setembro de 1963, através da Lei nº 2.927. 
Carnaubais desmembrou-se de Assu.  
Após onze anos de sua emancipação política enfrentou sua mais terrível batalha, a luta contra a fúria das águas. 
Em 1974, uma enchente destruiu a cidade e a população ficou desabrigada. 
Apesar do sofrimento o povo resistiu e com a participação dos Governos Federal, Estadual e Municipal, a cidade foi reconstruída em outro local, estando atualmente dando a continuidade dos passos evolutivos do nosso desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário