O Rio Grande do Norte recebeu, no fim de janeiro, a primeira remessa do nirsevimabe, anticorpo indicado para a prevenção de infecções causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal agente associado a quadros de bronquiolite e pneumonia em recém-nascidos, lactentes e crianças prematuras. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) nesta terça-feira (3), responsável pela distribuição dos imunizantes para municípios do RN.
Ao todo, mais de 410 doses foram encaminhadas para os potiguares, nas apresentações de 0,5 ml e 1 ml. O imunizante será destinado a crianças prematuras (nascidas com menos de 36 semanas e seis dias) e a crianças com menos de dois anos que apresentem comorbidades, como cardiopatia congênita, imunodeficiência grave, fibrose cística, anomalias congênitas das vias aéreas, doença pulmonar crônica, síndrome de Down e doenças neuromusculares.
A aplicação será realizada em unidades da rede do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo maternidades, Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIES), Centros Integrados de Imunização e demais serviços de saúde, conforme a demanda e os critérios estabelecidos.
Desde a primeira quinzena de dezembro de 2025, gestantes potiguares passaram a receber vacina específica para a prevenção da bronquiolite. Segundo a Sesap, mais de 7 mil grávidas já foram imunizadas, de um total de pouco mais de 17 mil doses recebidas pelo RN em menos de dois meses.
Dados do Ministério da Saúde indicam que, no ano passado, foram registrados no estado 243 casos de bronquiolite em crianças com menos de dois anos que evoluíram para síndrome respiratória aguda grave, com três óbitos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário