
Mohandas Karamchand Gandhi, mais conhecido como Mahatma Gandhi, foi morto em 30 de janeiro de 1948, aos 78 anos, em Nova Délhi, encerrando de forma trágica a vida de um homem que dedicou sua existência a não violência entre os povos.
Principal nome da independência da Índia e um dos maiores símbolos da luta pela paz e pela liberdade no século XX, Gandhi defendia a convivência entre religiões e comunidades em um período marcado por profundas tensões políticas e religiosas.
Sua postura conciliadora, especialmente diante da partição do território indiano e da criação do Paquistão, gerou apoio internacional, mas também forte rejeição de setores extremistas.
O autor do assassinato foi Nathuram Unhayak Godse, um nacionalista hindu que se opunha a tolerância de Gandhi com os muçulmanos e o responsabilizava pela divisão da Índia; Godse foi preso no local, julgado e condenado, sendo executado em novembro de 1949.
Chamado de " pai da nação" por Jawaharlal Nehru, Gandhi teve sua morte lamentada em todo o mundo. Seu legado, porém, sobrevive ao ódio que tentou silencia-lo, permanecendo como símbolo eterno de resistência pacífica, coragem moral e esperança para a humanidade.
ESTRELAS E HISTÓRIAS
CHICO TORQUATO
Nenhum comentário:
Postar um comentário