Já nos mentiram duas vezes sobre Cleópatra: em primeiro lugar, ela não era uma beleza convencional de todo, e em segundo lugar, ela nem era egípcia. Historiadores de alguma forma querem explicar que uma mulher literalmente coloca todos os homens de joelhos. Mas como os textos históricos testemunham, ela não é apenas uma sedutora, mas uma mulher de um intelecto excepcionalmente alto.
Plutarco escreve sobre Cleópatra que ela é incansavelmente charmosa, embora não linda no sentido clássico da palavra. Ele disse que era impossível esquecer. A rainha tinha uma voz tão encantadora que simplesmente encantou o seu interlocutor.
- Ela era uma mulher com uma mente brilhante. Foi educada e conheceu muitas ciências, como matemática, astronomia, arte oratória e filosofia. A primeira e única dos dos Ptolomeu a aceitar a religião dos egípcios a sua cultura. Nenhum dos representantes desta dinastia estava interessado nos costumes do seu povo. Todos os seus antecessores adoravam os deuses gregos.
- Além disso, a rainha era poliglota - falava pelo menos nove línguas estrangeiras. Curiosamente, de todos os Ptolomeus, ela foi a primeira a aprender egípcio. Antes disso, ninguém se deu ao trabalho de estudar a língua do país que governava e onde morava. Cleópatra também sabia hebraico, etíope, árabe, persa e até latim.
- A imperatriz egípcia teve quatro filhos. O primogênito, cujo pai provavelmente foi César, e três de Marco Antônio. As gêmeas que Cleópatra deu a luz, o marido romano tem nomes que, em tradução significam Sol e Luna.
- Após a morte de Cleópatra, Ptolomeu XV Cesárion foi executado pelo filho adotivo de Cesar, Otávio. As outras crianças foram enviadas para serem criadas em Rona. Posteriormente a filha se casou com um governante mauritano, mas a história fica silenciosa sobre o que aconteceu com as crianças.
- Marco Antônio e Cleópatra morreram Juntos. O casal se suicidaram. Marco Antônio jogou sua espada. Acredita-se que Cleópatra usou veneno de cobra.
Cleopatra estava trancada em um quarto com seus criados, Otávio ameaçou lidar com seus filhos se ela morresse. Mas a rainha ainda decidiu suicidar-se. Os romanos acreditaram que o servo tinha trazido a cobra para um frasco de figos. Mas os historiadores tendem a acreditar que Cleópatra tinha um gancho oco com veneno no cabelo.
Cleopatra escreveu uma carta para Otávio pedindo enterra-los junto com Marco Antônio. Otávio estava incrivelmente irritado porque a morte da mulher o privou do seu triunfo.
Portanto, ainda não se sabe exatamente o local do enterro de Marco Antônio e a rainha Cleópatra. Só há suposições.
Assim a extraordinária mulher Cleópatra se tornou a última rainha do Egito e representante da dinastia Ptolomeu. Após sua morte o Egito perdeu a soberania e tornou-se uma província romana.
CHICO TORQUATO
Nenhum comentário:
Postar um comentário