quinta-feira, janeiro 16

Biden faz discurso de despedida no Salão Oval e alerta sobre “oligarquias”

 

Pool

Esta é a quinta vez que Biden se dirige à nação no Salão Oval, tendo feito o último discurso em 24 de julho, quando anunciou que estava desistindo da corrida presidencial de 2024.

O discurso acontece após Biden ter garantido um acordo de cessar-fogo em Gaza nesta quarta, cerca de 15 meses depois do início do conflito em 7 de outubro.

Biden, em seu discurso de despedida, saudou as instituições democráticas que governam os Estados Unidos da América

“Depois de 50 anos no centro de tudo isso, sei que acreditar na ideia da América significa respeitar as instituições que governam uma sociedade livre — a presidência, o Congresso, os tribunais, uma imprensa livre e independente”, afirmou o presidente americano.

“Nosso sistema de separação de poderes, freios e contrapesos. Pode não ser perfeito, mas manteve nossa democracia por quase 250 anos, mais do que qualquer outra nação na história que já tentou um experimento tão ousado”, ele acrescentou.

Biden encorajou os americanos a permanecerem envolvidos no processo democrático, mesmo que isso possa ser frustrante. “Temos que permanecer engajados no processo. Sei que é frustrante. Uma chance justa é o que faz a América, a América”, disse o presidente durante o discurso.

Legado

Refletindo sobre seu legado e as realizações de sua administração, o presidente Joe Biden disse que espera que elas durem por muitos anos.

Leia mais

CNN Brasil

O presidente dos Estados Unidos Joe Biden fez um discurso de despedida no Salão Oval nesta quarta-feira (15) enquanto se prepara para encerrar seu mandato na próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário