sexta-feira, setembro 13

O MORRO DOS VENTOS UIVANTES

 


Emily Bronte(1818-1848) foi uma misteriosa e genial escritora britânica.
" O Morro dos Ventos Uivantes", seu único romance, impactou o mundo com a paixão aterrorizante de Catherine e Heathcliff".
A obra possui grande profundidade psicológica, levanta diversas questões morais - e entrou para a história como um romance extremamente comovente.
Emily deixou também alguns poemas, presentes no livro " Poens By Currer, Ellis e Acton Bell" - pseudônimos masculinos de Charlotte, Emily e Anne, as três famosas irmãs Bronte.
Emily teve uma vida breve e reservada - pouco se sabe sobre ela. Sua família viveu diversas tristezas. O pai Patrikk, era um clérigo anglicano. A mãe, Maria, faleceu quando Emily tinha apenas três anos de idade. As irmãs mais velhas, Maria e Elizabeth, não resistiram a um surto de febre tifóide no colégio interno onde estudavam.
Seu irmão Brannel tinha talento artístico e sonhava em ser pintor. Na infância, gostava de criar histórias com as irmãs. Porém teve uma vida marcada por fracassos profissionais e pelo vício - o que o levou também a um fim precoce.
Charlotte, Emily e Anne se tornaram escritoras talentosas e produziram obras-primas como " Jane Entre"( Já publicada pelo (Clube)," O Morro dos Ventos Uivantes" e "Agnes Gray".
As obras das irmãs tem um tom sombrio. São famosas por tratar de paixão e relacionamentos de suas manifestações mais doentias. As histórias chocaram a sociedade britânica do século XIX, contando elementos que eram verdadeiros tabus.
Assim como as irmãs mais velhas, Emily morreu precocemente devido a doenças infecciosas ( e depois Anne, e depois Charlotte). As três irmãs, porém deixaram o nome Bronte triplamente marcado na literatura mundial.
FACE-B

CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário