domingo, março 10

A ELEIÇÃO DE LILIA MORIZ

 

No dia 07 de março a ABL(Academia Brasileira de Letras), resolveu antecipar o dia da mulher e eleger para ocupar a cadeira 9 a historiadora e antropóloga Lilia Moriz Schwarcz, que tornou-se a 11° mulher a integrar a organização desde sua fundação 127 anos atrás.
A vaga havia sido aberta em dezembro passado, quando morreu, aos 92 anos, o também historiador Alberto da Costa e Silva, um dos maiores especialistas em cultura africana do país.
A eleita ja venceu pelo menos cinco vezes o Jabuti é autora de livros como as "Barbas do Imperador", " Lima Barreto - Triste Visionário", "Dicionário da escravidão e da liberdade", além de ser uma das fundadoras da editora Companhia das Letras.
A eleição de Lilia Moriz, ocorrida na véspera do dia Internacional da Mulher, é também uma resposta a uma demanda cada vez mais presente na ABL, de maior representatividade feminina.
Após a cerimônia ela afirmou que esta foi a maneira que encontrou para "Honrar seu pai intelectual", que como ela se dedicou a pensar a desigualdade social e o movimento negro." Se eu puder quero seguir os passos dele.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário