A Americanas desligou 5.526 trabalhadores entre os dias 27 de novembro e 3 de dezembro deste ano. De acordo com relatório divulgado pela companhia, os desligamentos incluem tanto funcionários demitidos quanto aqueles que pediram demissão. No mesmo período, a empresa realizou um total de 359 contratações.
Com as saídas, o número total de funcionários da Americanas passou a ser de 33.861 colaboradores sob regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) até a data-base de 3 de dezembro.
Em relação ao número de lojas, a empresa mantinha um total de 1.759 estabelecimentos em 3 de dezembro, o que corresponde a 93,4% do período anterior ao pedido de recuperação judicial.
Durante a semana em questão, não houve o fechamento de nenhuma loja. A Americanas informou ainda que o valor total dos pagamentos realizados nesse período foi de R$ 438 milhões, enquanto o total de recebimentos alcançou R$ 604 milhões.
A varejista, que está em recuperação judicial, destacou que o quadro de funcionários é sazonal e varia de acordo com as oscilações do mercado, apresentando picos nas épocas de datas comemorativas, como Páscoa, Black Friday e Natal.
Em nota, a empresa esclareceu que 88% das demissões registradas no relatório semanal ao administrador judicial foram referentes a funcionários temporários contratados para a Black Friday. Contratações de curto prazo, como para essa data e o Natal, são comuns no setor varejista e têm como objetivo fortalecer as operações durante os picos de vendas que ocorrem nas principais datas comemorativas, visando garantir qualidade e eficiência, conforme mencionado no comunicado.
O Antagonista
Nenhum comentário:
Postar um comentário