quarta-feira, março 1

ARTIGO - PORTUGAL É UM PAÍS EXTREMAMENTE RACISTA

 

Mamadou Ba, prêmio internacional Front Line Defenders, atribuído a ativistas de direitos humanos em risco, pela sua dedicação e luta antirracista.
Mamadou Ba com 49 anos, é residente há mais de 25 anos em Portugal, tem nacionalidade Portuguesa, Luso Senegalês, nascido no Senegal e doutorando no Canadá, formado em letras pela Universidade Cheikh Ant Diop, se especializou em tradução pela Universidade de Lisboa desde 2022, mora em Vancouver/Canadá.
Para Mamadou Ba - Portugal é um país estruturalmente racista, nossa luta é pela construção de uma frente antirracista e preciso de maior visibilidade a luta antirracista travada em Portugal.
Uma potente campanha internacional antirracista foi formada nessa quinta-feira (23/03), para receber Mamadou Ba - intelectual e ativista, que vem sendo perseguido em Portugal, por conta dos seus posicionamentos antirracistas.
O ativista antirracista tem sido duramente perseguido pelos detratores da democracia objetiva dos movimentos sociais como o neonazismo e que organizaram, inclusive uma marcha contra a organização e contra Mamadou Ba, além de conteúdos violentos e racistas produzidos para mobilização das redes sociais.
O encontro foi fundamental, porque temos que juntar forças e fazer um enfrentamento internacional contra o racismo, defender os intelectuais negros, lideranças políticas e religiosas que se reuniram para receber o ativista Mamadou Ba.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário