quarta-feira, fevereiro 19

ASPÁSIA DE MILETO - CORROMPEU AS MULHERES DE ATENAS


De acordo com Platão, a Aspásia fazia parte dos círculos intelectuais e políticos do seu tempo e era uma especialista em retórica.

A origem Jônica da Aspásia pode explicar tanto o seu estilo de vida como a sua formação intelectual. Aspásia foi casal de Péricles e professora de retórica no círculo do mesmo. Diz-se que escreveu a famosa oração fúnebre de Péricles do ano de 430 e aparece no diálogo de Platão como professora de Péricles. Cantos, no seu diálogo socrático. "Aspásia" menciona-a como professora sofista.

Aspásia uniria os papéis de esposa e de hetaira(prostituta), dado que só por este status, ela podia incorporar-se nos círculos masculinos da sociedade ateniense; também foi professora de oratória, como se pode ler no menexeno de Platão.

Plutarco aceita que a Aspásia foi uma figura significativa, tanto política como intelectualmente, e expressa sua admiração por uma mulher que foi capaz de " direcionar os principais homens do estado a sua vontade e ofereceu aos filósofos a oportunidade de discutir com ela os termos exaltados e por muito tempo.

Finalmente, foi submetida a um processo de impiedade por corromper as mulheres de Atenas; em torno disso há aqueles que supõem que se desenvolveu o movimento incipiente de emancipação feminina.

DAYSE MARQUES

CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário