sexta-feira, fevereiro 4

ARTIGO - JOÃO CABRAL DE MELO NETO - POETA E DIPLOMATA

 

João Cabral de Melo Neto, nasceu em Recife/PE, no dia 09 de janeiro de 1920, se vivo fosse teria completado 102 anos de vida.
Foi um poeta e diplomata brasileiro, sua obra poética, que vai de uma tendência surrealista até a poesia popular, considerado o maior poeta da língua portuguesa por escritores como Mia Couto.
Nascido em berço de intelectuais: irmão do historiador Evaldo Cabral de Melo, primo do poeta Manoel Bandeira e do sociólogo Gilberto Freire, era admirador do futebol, chegando a sagrar-se campeão juvenil pelo Santa Cruz.
Quando o Partido Comunista do Brasil estava na ilegalidade, João Cabral foi acusado de criar uma " Cédula Comunista", junto com mais quatro diplomatas, e no Supremo Tribunal, foi defendido pelo advogado José Guimarães Menegale, que afirmou:
" Antes de recapitularmos, para arrematar estas razões, que a gravidade da espécie alongou, consignaremos, afinal, esta afirmação enfática e definitiva: João Cabral de Melo Neto não professa a ideologia comunista".
Foi membro da Academia Brasileira de Letras, recebido por José Américo de Almeida, ocupando a cadeira 37, antes ocupada pelo jornalista Assis Chateaubriand.
Debilitado pela cegueira e com crises de depressão João Cabral de Melo Neto, morreu no dia 09/10/1999.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário