terça-feira, julho 21

PESQUISA NÃO SE CONTESTA SE COMENTA

PESQUISAS ELEITORAIS EM 2020 – Costa & Advogados Associados
Nós que acompanhamos o cotidiano politico de Carnaubais, desde sua primeira eleição, temos experiência suficiente para comentar e fragmentar pontualmente alguns pontos de vista da euforia politica dos Cavalcante com o lançar de fogos de artifícios, festejando alegremente o resultado de uma pesquisa, registrada no TRE com resultado favorável a opção da candidatura familiar de Nicolau Cavalcante. 
Os números publicados foram pela ordem: Nicolau 36%, Dr. Thiago  30,3%, Dinarte Diniz 20.8%, Kennedy Macedo 4.3%  e Luciano Moura 1.6%.
Como sabemos que toda pesquisa oferece sempre resultado que beneficie o seu contratante, não nos intimidamos com o que se apresentou e vamos expor os fatos do nosso comentário.
No aspecto da logística do interesse direcionado, conhecendo a origem do contratante ser um forte aliado politico do ex-prefeito Luizinho Cavalcante, irmão de Nicolau, não poderíamos esperar resultado diferente. 
A empresa "Editora e Gráfica" pagadora do registro da consulta popular é vinculada a Livraria Câmara Cascudo que foi a principal fornecedora de material de expediente e educativo nos três momentos que Luizinho foi prefeito em Carnaubais.
Como também o veiculo de comunicação em primeira mão da referida pesquisa ser de propriedade do Jornalista Pinto Júnior, amigo e assessor extraordinário do ex- governante.
Tecnicamente achamos que o espelho da mostragem apresenta uma realidade bastante frágil nos seguintes aspectos:
Num universo de 8. 582 sufrágios, serem direcionadas somente 370 consultas fica bastante incipiente o alcance real do seu diagnóstico. 
Outro fator avaliado é a margem de erro - com 5% para mais ou para menos, depende do oscilamento do pêndulo para estabelecer concretamente a diferença. Se o erro for verticalizado para baixo dá empate técnico entre o primeiro lugar e o segundo.
Outra observação considerável está no índice de indecisos e de pessoas que não votarão em nenhuma das opções, se  auferir apenas 3.5% por cento é muito pequena esta fração.
O mais desconfiável da pesquisa encontra-se no índice de rejeição que não foi divulgada.
Todavia o mais discrepante se encontra na falta de previsibilidade da tabulação técnica do votos brancos, nulos e abstenção, que neste pleito com certeza será a maior da história politica do estado nação e municipio.
Porém, pesquisa se combate com a publicação de outras seguintes - cabe aos outros concorrentes contratar e registrar as suas. 
Pois esta de hoje na nossa ótica, não precisa se perguntar quem mandou fazer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário