quarta-feira, julho 8

É COMPARANDO QUE SE ESTABELECE A DIFERENÇA

ARTE E CULTURA | Blog de Arte e Cultura Nordestina : CIDADE MAIS ... PREFEITURA ABRE PROCESSO SELETIVO PARA OCUPAÇÃO DE CARGOS - O ...
Acari - cidade da região seridó      Carnaubais - nossa cidade

Tivemos a grata satisfação de 1968, quando estudava em Currais Novos, conhecer a vizinha cidade de Acari. 
Nesta época a cidade seridoense, era bastante falada pelo exemplo dado por seus moradores na integral responsabilidade de zelar pela limpeza pública.
 Cada  habitante era o seu próprio "Gari", evitando que a prefeitura tivesse esta obrigatoriedade, fazendo apenas alguns complementos secundários. 
Foi uma cultura que se enraizou na cidadania de seu do seu povo. Cada um tinha o orgulho de não sujar as vias públicas.
 Lá não havia conflito politico neste sentido, todos eram aliados da cidade, independente do partido politico ou liderança que eram seguidores. 
Fui muitas vezes o forró das 7 às 7 um espaço destinado aos seguidores da candidatura de Silvino Araújo (o  Bigodão ).
Até piúba de cigarro o fumante colocava na lixeira colocada no local.
Bem diferente dos hábitos cotidianos da nossa Carnaubais.
Aqui fazemos tudo as avessas, a prefeitura limpa num dia, basta o carro do lixo passar, as equipes de varreção e outros trabalhos de natureza coletora de entulhos, metralhas e outros dejetos cumprir sua etapa de serviço diária, para que os mesmos locais, voltem a ser depósitos de sujeiras por pura birra politica e irresponsabilidade de quem assim o faz.
Dizem que cidade limpa é exemplo de gente educada, neste quesito Carnaubais é uma cidade de povo ignorante  e analfabeto, doa em quem doer, a verdade é essa!
Na nossa concepção educado é o povo que menos suja a sua rua.
Precisamos urgentemente criar uma noção de cidadania do tipo do acariense. 
Aqui adversários intransigentes e aliados sem percepção de cidadania, incorrem no mesmo patamar de erros contra a nossa amada cidade.
Vejam o exemplo destas imagens, antes de se completar 24 horas do mutirão de limpeza feito pela prefeitura nestas ruas da cidade:
   
O pior exemplo vem de alguns  postulantes que desejam governar o municipio: incentivam e contribuem com mazelas deste tipo, como forma de agredir a gestão de quem está no exercício do mandato.
Este crime vem de longas datas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário