quarta-feira, julho 22

ARTIGO - FLORESTAN FERNANDES - PROFESSOR E SOCIÓLOGO


Florestan Fernandes, nasceu na cidade de São Paulo em 22/07/1920, sua mãe imigrante portuguesa e teve apenas Florestan como filho. Sua madrinha ajudou em sua criação, despertando no jovem o interesse pelos estudos e pela literatura.
Parte de sua infância e juventude aconteceu nos cortiços das periferias de São Paulo, o que o colocou em contato com a sua origem. Se vivo fosse hoje celebraria seu centenário. No terceiro ano do curso primário, abandonou os estudos para ajudar sua mãe, voltou a estudar fazendo um curso de normalização extensivo.
Começou o seu bacharelado em ciências sociais na faculdade de filosofia, letras e ciências humanas na Universidade de São Paulo (USP), obteve licenciatura em ciências sociais, cursou o mestrado em antropologia, iniciando sua pesquisa etnográfica sobre os índios tupinambá. Ingressou como Professor no ensino superior, na mesma época filiou-se ao extinto Partido Socialista Revolucionário (PSR), defendeu sua dissertação de mestrado intitulada A Organização Social dos Tupinambá.
O sociólogo defendeu sua tese de doutorado na USP. A função social da guerra na sociedade humana.
Florestan Fernandes, tornou-se livre docente da mesma faculdade em que se formou com a defesa da tese intitulada A isenção do negro na sociedade de classe.
Em 1964, foi preso por conta de sua atuação política e docente,. quando estourou o golpe militar Brasileiro. Em 1969, novamente preso e seu cargo público cassado, indo viver no Canadá e nos Estados Unidos.
Tendo lecionado em diversas Universidades do exterior, voltou ao Brasil, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT), exerceu dois mandatos como Deputado Federal, sua atuação Política deu-se a favor da redução da desigualdade social e melhoria da educação pública.
Florestan Fernandes, precisou ser submetido a um transplante de fígado e não obteve sucesso.
Faleceu no 10/08/1995, aos 75 anos de idade.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário