sábado, julho 11

ARTIGO - CARTOLA O POETA DAS ROSAS


ANGENOR DE OLIVEIRA - CARTOLA

Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, nasceu em 11/01/1908, na cidade do Rio de Janeiro, filho de Sebastião Joaquim de Oliveira e Aida Gomes de Oliveira, sua família materna e seus antepassados foram escravos.
Seu avô foi levado para o Rio de Janeiro, para servir o casal Peçanha no Palácio do Catete. Cantor, compositor, poeta e violonista, tem como maiores sucessos as músicas: As rosas não falam e o mundo é um moinho.
Considerado por diversos músicos e críticos como o maior sambista da história da musica Brasileira.
Tomou gosto pelo samba ainda menino e aprendeu com pai tocar cavaquinho e violão. Dificuldades financeiras obrigaram a família a se mudar para o morro da mangueira, onde então começava a despontar uma incipiente favela.
Na mangueira fez amizade com Carlos Cachaça e outros bambas.
E se iniciaria no mundo da boemia e malandragem do samba.
Cartola compôs o primeiro samba para a Escola de Samba, chega de demanda.
Os sambas de Cartola se popularizaram em vozes ilustres como Araci de Almeida, Carmem Miranda, Francisco Alves, Mário Reis e Silvio Caldas.
Cartola gravou o primeiro de seus quatro discos solo e sua carreira tomou impulso com clássicos instantâneos como: As rosas não falam, o mundo é um moinho, quem me vê sorrindo este em parceria com Carlos Cachaça, corda de aço, Alvorada e alegria. Mudou-se para uma casa em Jacarepaguá onde morou até morrer no dia 30/11/80.
AS ROSAS NÃO FALAM
Bate outra vez
Com esperanças o meu coração
Pois já vai terminando o verão Enfim
Com a certeza que devo chorar
Volto ao jardim
Queixo-me as rosas
Pois bem sei que não queres voltar para mim
O perfume que roubam de ti
Que bobagem as rosas não falam Simplesmente as rosas exalam Devias vir
Por fim.
Para ver os meus olhos tristonhos E, quem sabe, sonhavas meus sonhos
CHICO TORQUATO



Nenhum comentário:

Postar um comentário