segunda-feira, julho 6

ARTIGO - CAFÉ FILHO, ASSUMIU A PRESIDÊNCIA


João Fernandes Campos Café Filho, nasceu em Natal/RN, no dia 03/02/1899, filho de João Fernandes Campos Café e de Florência Amélia Campos Café, desportista, mudou-se para Recife/PE, onde iniciou os estudos na Academia de Ciências Jurídicas e Comerciais.
Sem conclui-los retornou a NATAL/RN, prestou concurso para advogado do Tribunal de Justiça e foi aprovado. Candidatou-se para uma cadeira na Câmara dos vereadores, mas não foi eleito.
Volta para Recife/PE, se tornou diretor do jornal " A NOITE ". Participou da revolução que derrubou a República Velha e colocou Getúlio Vargas no poder.
Participou da fundação do do Partido Social Nacionalista pelo Rio Grande do Norte.
Foi Deputado Federal com a instituição do Estado Novo, a residência de Café Filho foi invadida pela polícia, asilou-se na Argentina. Com o fim do Estado Novo, Café Filho é eleito Deputado Federal em seguida foi eleito Vice-presidente na chapa de Getúlio Vargas. Assumiu a presidência por ocasião do suicídio do presidente Vargas, formou um novo ministério vinculado a UDN, Partido de oposição a Vargas.
Tancredo Neves Ministro da Justiça, temia que Café Filho fosse um aliado das forças golpistas.
O país sofria com a inflação crescente e alto déficit comercial.
Em seu curto Governo Café Filho, preocupou-se em assegurar a realização de eleições e estabilidade econômica.
O presidente adoeceu e entregou a presidência ao Presidente da Câmara Carlos Luz.
Foi pedido a renuncia do Presidente Carlos Luz, por considerá-lo vinculado aos golpistas.
O congresso também pediu o impedimento de Café Filho,. que foi confirmado pelo Supremo Tribunal Federal, assumiu em seu lugar Nereu Ramos.
Após seu afastamento Café Filho, trabalhou na área imobiliária e foi nomeado Ministro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.
Café Filho, faleceu em 20/02/70.
CHICO TORQUATO


Nenhum comentário:

Postar um comentário