segunda-feira, agosto 6

O POLICIAMENTO EM CARNAUBAIS SEMPRE FOI UM CASO DE SERVENTIA POLITICA

Resultado de imagem para imagem de dr. thiago carnaubais Resultado de imagem para sargento alexandre carnaubais
Não concordo com a atitude que ao longo dos anos, fazem alguns gestores do município em querer determinar ao seu bel prazer, subvertendo a autoridade policial aos seus caprichos pra prender e soltar quem for do seu interesse. 
Isto é uma praticidade antiga, desde os tempos da liderança de Olavo Lacerda Montenegro e Dr. Edgar com influência regional de mandar nas delegacias de policias, colocando e tirando os delegados que desobedecessem aos seus pedidos. Lembro bem de um delegado que passou pela cidade antiga: que recebendo a ordem de um líder politico para tomar o revolver de um adversário seu, sendo contrario a autoritária intervenção respondeu - que não podia fazer tal solicitação devido a cidade não ter uma delegacia. 
O chefe politico indignado com o delegado respondeu: enfinque um tronco no meio da rua e faça o que estou lhe mandando, caso contrário mando você daqui lá pra bandas de Caraúbas, que é uma terra perigosa de se fazer policiamento. 
O delegado foi macho, não cumpriu a esdrúxula ordem e teve sua transferência de imediato da cidade.
Mais adiante um delegado para satisfazer vontades de um prefeito, colocou uma ordem ditatorial em pleno restabelecimento da democracia, obrigando as pessoas de bem, moradores da cidade fechar as portas de suas casas ou seus pontos comerciais ás 22:00 horas. 
Ninguém podia estar nas ruas a partir daquele horário. 
Foi preciso que este escrevinhador com noção de cidadania, professor de OSPB e Moral e Cívica, se rebelasse, contra-argumentando a descabida ordem, fazendo um democrático  protesto, arriscando a própria vida para que depois de 72 horas a normalidade do bom senso, chegasse na cabeça do prefeito e do delegado para revogar sua estapafúrdia ordem.
Outros fatos se sucederam e aqui - lembro da prisão de meia duzia de correligionários que brincavam carnaval e por não rezarem na cartilha do prefeito da época, foi interpelado pelo delegado, proibindo que o sistema de som de seus carros parassem de tocar. 
Como os rapazes resistiram, foram preso para que o delegado pudesse dizer ao prefeito que sua ordem tinha sido considerada. 
Conto outro episódio, quando Dr. Zenildo em 2004 ganhou  a prefeitura, outro delegado a serviço do prefeito perdedor, veio  acabar com a festa das pessoas que estavam extravasando a alegria da vitória do seu candidato bem aqui na rua Pedro Raposo - centro de Carnaubais. 
O delegado achando certamente que todos eram ignorantes, usou indevidamente o nome do Juiz da Comarca - foi aí que me envolvi no problema e pedi o delegado que apresentasse o mandado expedido pelo magistrado, como tudo era uma invencionice como forma de intimidar: deu marcha ré com seus comandados e continuamos exercendo nosso direito de vibração. 
Tenho outros exemplos que me faz dizer que estão fazendo cavalo de batalha por uma situação que tem feito escola em nosso município. 
Acredito eu, que no caso ocorrido ontem na cidade, houve precipitação das duas partes. 
O prefeito Dr. Thiago tomou para si a responsabilidade de cumprir uma falta do governador do estado que desde que assumiu o governo, não tem dado aos municípios as condições  que a policia precisa para desenvolver a tarefa de segurança. 
O delegado por sua vez desconhecendo ou ignorando determinadas atenções que os prefeitos imaginam que tem, não ponderou nada do seu pedido. Quem dá alguma coisa seja de que forma for espera reciprocidade!
Tudo bem, cada um no seu quadrado se sente autoridade e se acha com o direito de querer algo mútuo entre as concessões atendidas. 
O que não admito é que queiram desenhar o episódio como um fato politico a serviço de alguém. 
Da forma que o caso foi explorado por defensor da candidatura de Ivan Júnior, exibindo uma foto do Dr. Thiago com o deputado George Soares em seu blog é muita coincidência: o print ter sido ligeiramente enviado pra sua redação, tem intencionalidade dirigida. 
De repente me chega a imaginação de que existe boi na linha. 
Como Dr. Thiago, não está no palanque do Governador Robinson Faria e tendo vindo ontem ao Assú pra lançamento do seu candidato no vale, o fato pode ter alguma relação. 
Neste caso, o ex-prefeito Ivan Júnior. deve usar seu prestigio junto ao governador e amparar o delegado retilíneo, dando ao seu destacamento as condições necessárias de trabalho para Carnaubais não ficar desassistida. 
Do jeito que o prefeito é responsável por tal obrigação, muito mais obrigatoriedade, tem o governo estadual no fornecimento de  diárias, alimentação e combustível. 
Por mais que as coisas se modernizem e avancem quem ordena despesa: exige alguma coisa e quem não aceitar a regra vai ruminar noutra pastagem... Essa é uma lição prática pra quem desejar aprender!

Nenhum comentário:

Postar um comentário