sábado, julho 21

A MOEDA CARNAÚBA FOI O MAIOR ENGODO ADMINISTRATIVO JÁ FEITO POR UMA GESTÃO EM CARNAUBAIS

Carnaúba, nossa moeda
Os tempos passam mudam suas terminologias sem sepultar o direito de cada poder usar o mecanismo que dispõe a seu favor para implantar seus projetos, alternativas e vontades políticas. 
Hoje estou assistindo a panaceia da oposição em criticar e até querer impedir que o prefeito atual implante um sistema de gestão, tendo como base a criação de uma cooperativa para gerir a limpeza pública da cidade. 
Individualmente não tenho boa recomendação a falar deste mecanismo de ação governamental, pelos exemplos já vistos em Carnaubais. 
Gestores anteriores não fizeram bem o dever de casa neste setor.
O espelho mais cristalino desta duvidosa atividade foi dada por um conterrâneo que antes de ser prefeito da cidade implantou sua fracassada experiência. 
Porém, vive o falso sindicalista se vangloriando ter um perfil moderno e avançado no setor produtivo vendendo uma imagem que não é real. Foi responsável e carrega nas costas o fechamento de 3 cooperativas em que ele era um dos principais protagonistas. 
O primeiro exemplo vem da Serra do Mel quando este pseudo progressista era secretário da Coopermel. 
Mais adiante levou a bancarrota uma cooperativa de agricultores, tendo até hoje alguns produtores rurais remoendo o prejuízo da época por terem confiado seus produtos e não receberem os devidos valores da mercadoria, sobre os cuidados da Coopecar.
Ultimamente o tal cidadão levou a falência um projeto chamado de Central de Comercialização bancado com dinheiro da prefeitura. Em seguida ninguém ouve mais falar na Coopafac: inciou com muita pompa, tendo frigorífico próprio (açougue) Banco Comunitário auxiliar etc e  tal.
 A verdade é que até o box do mercado público uma espécie de bodeguinha respirando para sobreviver fechou suas portas.
Mas, como tudo depende de gestão, da forma que acreditei na boas intenções deste espertalhão, passo a dá crédito também ao gestor atual -  esperando que ele não siga o exemplo do que viu acontecendo pela má gerência deste seu antecessor. 
Todavia o maior engodo administrativo realizado por uma gestão em Carnaubais foi a famigerada implantação da Moeda Carnaúba. 
Foi realmente um calote coletivo, muito gasto com comitivas de técnicos deste segmento associativista, despesas com transporte, hospedagens, vindo a Carnaubais fazer a cabeça dos nossos munícipes.
Isto sem se falar na ampla e cara publicidade nos jornais, TV Cabugí e uma rede de blogs dando cobertura. Finalmente tudo isso se diluiu, moeda saiu de circulação, para nossa gente apenas um breve lembrança desta engenharia enganosa, ficando o prejuízo contabilizado no item lucros e perdas do erário municipal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário