sexta-feira, fevereiro 7

JOÃO DO VALE - POETA DO POVO

 


Leitor e admirador de Dom Quixote, ele como cavaleiro andante e este modesto aprendiz na ousadia de um cavaleiro errante, sem precedências protocolares cheguei a Cidade de Pedreiras/Maranhão.

Sem compromisso ideológico ou privilégio pessoal, procurei conhecer a história do Maranhense do século o Poeta João do Vale.
João do Vale nascido em Lago da Onça, interior do Maranhão, filho de lavradores pobres, descendente de escravos, foi expulso da escola para dar lugar para o filho de um político local.
Nascido em 1834, João Batista do Vale se mudou para a Capital São Luís em 1947, para buscar uma vida melhor. Começou a compor aos 13 anos em um grupo de Bumba meu boi chamado linda noite.
Passou por algumas cidades e chegou ao Rio de Janeiro em 1950, onde teve oportunidade de apresentar suas canções de ritmos dançantes na Rádio Nacional. Finalmente foi reconhecido por seu talento como o " poeta do Povo", como não sabia escrever, João teve que memorizar todo seu trabalho para apresentar suas peças.
Veio do Nordeste até o Rio de Janeiro num pau de arara, servindo como carregador de caminhão e ajudante de pedreiro para cantar e encantar o Brasil junto com Maria Bethânia, Tom Jobim, Chico Buarque de Holanda, Clara Nunes e outros em discos e, entre outros e muitos Shows e espetáculos de que participou, fazendo parte do icônico Show opinião.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário