Nelson de Souza Carneiro, nasceu em Salvador/BA, no dia 08/04/1910, sendo filho de Antônio Joaquim de Souza (primeiro especialista a reconhecer a existência de petróleo em Lobato/PA, e sua mãe Laura Coelho de Souza Carneiro.
Advogado formado na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, iniciou sua vida pública como repórter em o Jornal - ligado a oposição democrática da Bahia, foi preso ao apoiar a Revolução Constitucionalista contra os esbirro de Getúlio Vargas, cumprindo pena no Rio de Janeiro, então Capital do País.
Com a redemocratização do País em 1945, filiou-se a UDN e disputou uma vaga na Assembleia Constituinte destinada a elaborar a nova Constituição, ficando apenas na suplência.
Convocado para exercer o mandato parlamentar, foi reeleito numa coligação com o antigo PDS.
Apresentou seu primeiro projeto divorcista e um outro desígnio que igualava a mulher casada ao marido, protagonizando debates acerbos com Padre Arruda Câmara, frontal adversário de tais inovações.
Após 26 anos de espera Nelson Carneiro obteve a aprovação da lei que instituiu o divórcio no Brasil.
Membro da Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a Constituição de 1988, foi eleito Presidente do Senado Federal e no ano seguinte empossou Fernando Collor de Melo na Presidência da República.
Tornou-se conhecido pela defesa da causa do divórcio, aprovado no ano de 1977.
Inscrito no livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.
Nelson Carneiro faleceu em 06/02/1966.
CHICO TORQUATO
Nenhum comentário:
Postar um comentário