Os últimos dias do ano estão sendo marcados por elevadas temperaturas em diversas áreas do Brasil, em razão de um bloqueio atmosférico que se estabeleceu sobre parte do País. Isso dificulta a atuação de sistemas meteorológicos e favorece a persistência do calor ao longo dos dias, principalmente no Sudeste, segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo.
Com esse padrão, diversas cidades têm registrado temperaturas pelo menos 5°C acima da média para esta época do ano, além de madrugadas e manhãs bastante abafadas.
A condição climática também afeta as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, que registraram recordes na quinta-feira, 25, no dia do Natal.
Na terça-feira,23, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou alerta de perigo para onda de calor sobre várias regiões, com aviso laranja permanecendo válido ao menos até esta sexta-feira, 26, para os seguintes Estados: São Paulo, Rio de Janeiro, além de trechos do Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.
Outro mapa da Defesa Civil do Estado de São Paulo mostra que a condição de calor intenso se mantém ao menos até domingo, 28.
Calor ainda persiste?
O ar quente e úmido, que segue atuando sobre a região Centro-Oeste e Sudeste do País, traz dias ensolarados, com termômetros bem acima da média, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).
Com 35,9ºC, a capital paulista teve na quinta-feira, 25 o dia mais quente do ano e bateu recorde em dezembro. O Rio de Janeiro também teve máxima histórica, com 40,1ºC.
Estadão Conteúdo

Nenhum comentário:
Postar um comentário