quinta-feira, julho 31

TRE anula decisão que absolveu Allyson por cerceamento de produção de provas


Foto: reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acatou recurso das coligações lideradas por Lawrence Amorim (PSDB) e Genivan Vale (PL) e anulou a decisão de primeira instância que absolveu o prefeito Allyson Bezerra (UB) da acusação de abuso de poder midiático no processo eleitoral de 2024.

A corte eleitoral entendeu que houve cerceamento de produção de provação com as negativas da Justiça Eleitoral de primeira instância que negou o acesso a informações solicitadas pelas duas coligações.

Com a anulação acontece duas medidas na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE):

Volta do processo para o juiz instruir com ofício ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) para dizer quais foram os valores dos gastos com publicidade entre janeiro de 2021 a outubro de 2024;

Fazer uma perícia entre as informações que Allyson prestou, as informações que as agências prestaram e quanto consta no TCE informará;

Depois disso fica a critério do juiz a análise da quebra de sigilo bancário das três agências (Art & C, Dois A e Execom). Há suspeita de divergências de informações sobre os gastos de publicidade no primeiro mandato de Allyson que pode configurar prova do abuso de poder midiático por meio das verbas de publicidade da Prefeitura de Mossoró.

O acórdão ainda não foi publicado.

Fonte: Blog Bruno Barreto

Mulher agredida pelo namorado no elevador em Natal é internada para primeira cirurgia de reconstrução facial


Foto: reprodução

A mulher agredida com 61 socos pelo ex-jogador profissional de basquete Igor Eduardo Pereira Cabral, de 29 anos, irá passar nesta sexta-feira (1°) por uma cirurgia de reconstrução facial, segundo o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

De acordo com os médicos, a mulher sofreu múltiplas fraturas na face e será submetida a um procedimento chamado osteossíntese, com o objetivo de restabelecer a estética e a funcionalidade do rosto.

A cirurgia está prevista para acontecer às 8h de amanhã. Ela já passou por uma avaliação da equipe do Huol e foi admitida na tarde desta quinta (31). A equipe multidisciplinar responsável pelo procedimento será composta de cirurgiões-dentistas especialistas em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, além de anestesistas e profissionais de enfermagem. Miniplacas e miniparafusos serão usados para fixar as fraturas sofridas por Juliana Soares.

“Ela está evoluindo de forma satisfatória, com hematoma e edema em regressão, ainda com algumas dores decorrentes das fraturas em terço médio e inferior da face, porém controladas com analgésicos comuns”, diz Kerlison Paulino de Oliveira, cirurgião-dentista responsável pelo procedimento.

A previsão inicial é que, após a cirurgia, ela fique mais dois dias no hospital. O tempo para a realização do procedimento é fundamental, de acordo com Kerlison de Oliveira. Ainda segundo o profissional, nessas condições, os ossos se encaixam perfeitamente, o que possibilita o melhor reparo ósseo e evita deformidades e sequela.

O caso

As agressões aconteceram no último sábado (26), por volta das 16h, dentro do elevador de um condomínio residencial. Imagens da câmera de segurança mostram o casal discutindo logo antes da porta se fechar. Em seguida, o homem parte para cima da mulher e desfere pelo menos 60 socos. A vítima tenta se proteger, mas não consegue impedir a violência.

A mulher ficou com o rosto completamente ensanguentado. Segundo uma amiga da vítima, que preferiu não se identificar, o segurança do condomínio viu as imagens ao vivo pelas câmeras do elevador e acionou a Polícia Militar. No térreo, o agressor foi contido por moradores até a chegada da polícia.

A vítima foi levada ao Hospital Walfredo Gurgel, onde foram constatadas múltiplas fraturas no rosto e no maxilar.

O Globo

Governadora Fátima Bezerra, não tem respeito com os pensionistas, até agora nada de dinheiro nas contas!

superação!

Raí Soares nasceu em 25 de março de 1981, no município de Umarizal (RN), onde viveu até os 18 anos em um sítio sem energia elétrica, ajudando os pais na agricultura familiar. A casa não tinha geladeira, e os recursos eram escassos; ele contou que chegou a passar fome antes de deixar a roça .

Desde jovem, trabalhou no campo, mas sonhava com mais. Aos 18 anos, mudou-se para a cidade de Umarizal em busca de oportunidades. Lá, atuou como roadie carregando equipamentos de som — montava e desmontava palco após os shows. Logo descobriu sua voz como locutor de rádio, interagindo com o microfone e despertando a paixão pelo público  .

Mesmo com esse contato com a comunicação, Raí enfrentou graves dificuldades: contou que antes de firmar-se na música, não tinha sequer energia elétrica em casa ,trabalhava na rádio por paixão, sem garantir sustento mínimo à família

Em abril de 2001, a banda Saia Rodada, formada em 2000/2001 em Caraúbas (RN), buscava novos vocalistas. Raí entrou no grupo naquele ano, inicialmente dividindo os vocais com outros cantores, e destacando-se pelo carisma e força no palco .

O primeiro CD trouxe sucessos como “Problema Meu” e “Cara a Cara”. Com o tempo, o grupo cresceu nacionalmente e Raí se tornou o único vocalista, firmando sua identidade artística

O primeiro DVD ao vivo, gravado em Recife em 2005, impulsionou o sucesso da banda com hits como “Coelhinho” (interpretado por Raí), resultando em discos de ouro e platina duplos. A partir de então, o grupo realizou shows por todo o Brasil e até em uma turnê pela Europa — em Paris, Londres e Lisboa .

Com o passar dos anos, o estilo evoluiu. Em 2021, Raí lançou o hit “Tapão na Raba”, que conquistou as paradas em todo o país e ultrapassou centenas de milhões de plays nas plataformas digitais — uma mescla de forró tradicional com funk e sertanejo, o chamado piseiro ou “forroeste”

Uma das histórias mais emocionantes da sua trajetória veio da vida familiar: Raí conseguiu comprar o sítio onde nasceu e cresceu, hoje revertido para os pais — uma forma simbólica de realizar o sonho da família que “sempre trabalhou na agricultura e dizia que ele mudaria suas vidas”

#e #e #e

Totalmente merecido!

A revista Esquire elegeu o filme "Superman" de 1978 como o melhor filme de super-herói de todos os tempos. O filme, dirigido por Richard Donner e estrelado por Christopher Reeve, é elogiado por sua narrativa épica, efeitos visuais inovadores e pela atuação marcante do protagonista.

A escolha da revista destacou a influência duradoura do filme, que é considerado um marco no gênero e estabeleceu padrões para as produções futuras. A lista da Esquire incluiu outros sucessos do cinema de super-heróis, como "Homem-Aranha 2" (2004) e "Batman: O Cavaleiro das Trevas" (2008), mas "Superman" de 1978 foi eleito o melhor.

A eleição do filme de 1978 como o melhor reforça sua relevância contínua, com a revista destacando que ele "realmente nos fez acreditar que um homem podia voar". O filme é lembrado por sua capacidade de unir ação, aventura e uma mensagem de esperança e humanidade, características que continuam a ressoar com o público. ✨️🏆📽🎞🎬

Prefeito de Assú Lula Soares participa de reunião para expandir o SAMU na região


Foto: reprodução

Com o objetivo de ampliar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na 8ª Região de Saúde do RN, o prefeito de Assú, Lula Soares, participou nesta quinta-feira (31) da reunião do Colegiado Intergestor Regional (CIR). O encontro reuniu prefeitos, secretários municipais de saúde e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (SESAP), incluindo representantes do setor de urgência e emergência.

Participaram da reunião prefeitos dos municípios que compõem a 8ª Região de Saúde, formada por 12 cidades. A pauta central foi a proposta de cooperação entre o Estado e os municípios para financiar a expansão do SAMU na região.

Entre os pontos apresentados, a SESAP destacou a proposta de instalação de duas novas bases descentralizadas de suporte básico: uma em Angicos e outra em Carnaubais. Além disso, outras bases de suporte avançado também farão parte da reestruturação, impactando positivamente o sistema de atendimento. Com essa redistribuição, Assú — que hoje concentra grande parte da demanda regional — será aliviado e poderá fortalecer ainda mais o atendimento, reduzindo o tempo de resposta aos chamados.

A SESAP apresentou um plano inicial de expansão que inclui a chegada de novas ambulâncias ao Rio Grande do Norte e o reforço das equipes, com condutores, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

A secretária adjunta de Saúde do Estado, Leidiane Fernandes de Queiroz, e a secretária de Saúde de Assú, Viviane Fonseca, estiveram presentes na reunião e contribuíram com sugestões sobre modelos de atuação, experiências locais e estratégias para fortalecer a rede regional de atendimento pré-hospitalar.

Durante a reunião, também foi discutida uma proposta preliminar de custeio apresentada pela SESAP. O grupo debateu formas de dividir as responsabilidades financeiras e a composição das equipes profissionais, como condutores e profissionais de saúde, respeitando a estrutura de cada município.

O prefeito Lula Soares ressaltou que Assú, como cidade polo da região, já assume com recursos próprios os custos de unidades como a UPA. Ele enfatizou que a pactuação fortalece a capacidade regional de atendimento e reafirmou o compromisso do município com a saúde pública.

“Nosso compromisso é cuidar das pessoas, e a união de esforços com os demais municípios amplia nosso alcance. Estamos prontos para contribuir com mais esse passo”, afirmou Lula Soares.

Ao fim do encontro, os participantes se comprometeram a formalizar uma proposta coletiva à SESAP, consolidando essa primeira etapa do diálogo para garantir a ampliação do SAMU na 8ª Região de Saúde.

SERÁ LEMBRADO ETERNAMENTE! 🥹🖤


Conhecido como o "Vovô das embaixadinhas", Jankel Schor faleceu hoje. Ele sempre estará marcado como um dos ícones do futebol carioca. Descanse em paz!

PF DEFLAGRA OPERAÇÃO CONTRA CRIMES DE ABUSO SEXUAL INFANTIL NO RN



A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (31/7), a 13ª e 14ª fases da Operação UIRAÇU, com o objetivo de combater o armazenamento e o compartilhamento de mídias contendo cenas de abuso sexual infantil na internet.


As ações ocorreram nos municípios de Natal/RN e Macau/RN, onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão. Durante as diligências, foram apreendidos computadores e aparelhos celulares, que serão submetidos à perícia técnica especializada.


Os crimes investigados estão previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, cujas penas somadas podem chegar a 10 anos de reclusão.

POPULAÇÃO DE ALTO DO RODRIGUES-RN SE REVOLTA COM GESTÃO MUNICIPAL: MILHÕES ENTRAM NOS COFRES, MAS A CIDADE SEGUE EM CAOS 



A revolta cresce entre os moradores de Alto do Rodrigues diante do cenário de descaso e abandono que se perpetua mesmo após a entrada de milhões de reais nos cofres públicos do município. A população questiona: onde está sendo investido o dinheiro público?


Apesar da expressiva arrecadação — impulsionada principalmente pelos royalties do petróleo — os moradores denunciam que os serviços essenciais continuam precários.


A insatisfação aumenta diante da percepção de que a gestão atual, liderada pela prefeita, prioriza festas e eventos festivos em detrimento das reais necessidades da cidade. “É só festa e mais festa. Mas quando a gente vai no hospital, falta tudo. E se for uma escola, parece que parou no tempo”, relata uma moradora do bairro São Francisco, que preferiu não se identificar.


Além disso, denúncias de favorecimento a familiares e aliados políticos da prefeita levantam suspeitas de nepotismo e má gestão dos recursos públicos. Segundo relatos, cargos estratégicos da administração estariam ocupados por membros da família da chefe do Executivo e pessoas próximas a ela, enquanto servidores concursados e profissionais técnicos são preteridos.


A população começa a se mobilizar. Nas redes sociais, cresce o número de postagens de protesto e denúncias, enquanto cidadãos mais engajados pressionam os vereadores a exercerem seu papel fiscalizador. “Estamos cansados. A cidade tem dinheiro, mas o povo continua sofrendo. Isso não é justo”, afirmou um comerciante do centro da cidade.


Diante do clima de insatisfação, moradores já cogitam realizar manifestações públicas e acionar o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN) para investigar possíveis irregularidades na aplicação dos recursos públicos.


Enquanto isso, a população segue esperando não apenas respostas, mas ações concretas que mudem a realidade de abandono enfrentada por Alto do Rodrigues — uma cidade rica em recursos, mas pobre em gestão.


Blog jaco costa

Governo Trump tem plano de sanções graduais contra autoridades do Brasil


Foto: Brendan SMIALOWSKI / AFP

O Departamento de Estado dos Estados Unidos planeja impor a Lei Magnitsky a outros ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) que votaram a favor do processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, segundo apuração de Lourival Sant’Anna, analista de Internacional da CNN Brasil.

O governo dos EUA aplicou na quarta-feira (30) a legislação contra Alexandre de Moraes, ministro do STF. A lei é usada para punir estrangeiros acusados de violações graves de direitos humanos.

Ao programa WW na noite de quarta, Sant’Anna afirmou que o processo deve ser feito de forma gradual.

“Esse plano inclui também outras medidas em relação aos vistos das pessoas que estão ali em torno do presidente Lula, isentando Lula, a primeira-dama e o vice-presidente Alckmin. E essa restrição de vistos pode se estender também aos brasileiros em geral”, acrescentou ele.

O analista disse que, segundo o mesmo plano, vistos que já existem podem ser revogados, e brasileiros podem ter que pagar 500 dólares para tirar novamente o documento.

Sant’Anna também afirmou que as tarifas impostas por Donald Trump são uma forma do presidente dos Estados Unidos impor a própria vontade.

“O que o governo americano quer é demonstrar muita munição e que essa munição vai sendo empregada gradualmente a partir de cada resposta do governo brasileiro”, destacou.

Possível interferência na eleição presidencial de 2026

Na avaliação de Lourival Sant’Anna, Trump gostaria que Lula fosse à Casa Branca para tentar “constrangê-lo”.

Segundo o analista, a ideia é que presidente brasileiro seja visto reconhecendo que o processo contra Bolsonaro foi longe demais. “Isso seria o cenário ideal para o Trump. O próprio Trump tem informação de que isso não vai acontecer”, afirmou.

Dessa forma, ele afirma que o outro cenário possível na visão de presidente dos EUA seria a possibilidade de uma eventual interferência nas eleições de 2026, para colocar no poder alguém aliado ao republicano.

“Trump quer impor este alinhamento. Primeiro, o Departamento de Estado está planejando estender este tipo de medida contra a Colômbia. Já está havendo um conflito forte contra o Panamá”, ressalta o analista.

“O Departamento de Estado está premiando a Argentina, o governo do Javier Milei, com discussão sobre tarifa zero em 80% dos produtos de ambos os lados e também com a isenção de visto para os argentinos viajarem para os EUA. Então, com isso se vê que é um jogo bem claro de premiar os aliados e castigar os adversários”, disse Sant’Anna.

Exigências americanas tocam em pontos sensíveis para o Brasil

As negociações entre Brasil e Estados Unidos sobre tarifas comerciais revelam profundas divergências conceituais sobre democracia e liberdade de expressão.

O debate surge em um momento em que os EUA oficializaram novas tarifas comerciais contra o Brasil.

De acordo com Lourival Sant’Anna, as exigências americanas tocam em pontos sensíveis relacionados à soberania nacional brasileira e à independência dos Poderes.

As discussões ultrapassam a esfera puramente comercial e adentram questões fundamentais sobre o funcionamento das instituições democráticas.

CNN Brasil

*FORÇA DA DIREITA! Deputado Coronel Azevedo entre os mais citados na pesquisa de estadual da TCM de Mossoró*


O deputado estadual Coronel Azevedo está entre os políticos mais lembrados pelo eleitor do Rio Grande do Norte conforme pesquisa para deputado estadual do Rio Grande do Norte divulgada na quarta-feira, 30 de julho, pela TCM Notícias, de Mossoró.

Coronel Azevedo aparece em 5º colocação, na disputa por 24 vagas da Assembleia Legislativa, resultado que alimenta a expectativa de que o deputado poderá obter novamente uma das maiores votações nas eleições de 2026, em virtude de ter sido o terceiro mais votado no pleito anterior, em 2022.

A pesquisa TCM foi feita pelo instituto TS2, e entrevistando 1.847 eleitores, no período de 23 a 26 de julho de 2025, de todas as regiões e microrregiões, representadas por 63 municípios do Rio Grande do Norte, de acordo com a respectiva densidade geográfica.

A pesquisa quantitativa foi feita com entrevistas pessoais (domiciliares e em lugares preestabelecidos de considerável fluxo), com aplicação de questionário digital estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado.

O nível de confiança utilizado é de 95%, considerando a margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Lula deve tentar encontro com Trump em setembro, dizem aliados


Foto: REUTERS/Pablo Sanhueza

A próxima visita de Lula aos Estados Unidos está programada para setembro, durante a Assembleia Geral da ONU. Durante esta viagem, existe a possibilidade de um encontro presencial com Donald Trump, segundo informações de ministros envolvidos nas articulações iniciais.

A estratégia de Lula em relação ao contato com Trump tem sido cautelosa. O brasileiro tem evitado fazer ligações telefônicas para não correr o risco de não ser atendido, aguardando um cenário mais favorável para um encontro presencial.

Tensões comerciais e expectativas

O momento atual é marcado por tensões comerciais entre os dois países, com destaque para a recente questão da taxação de produtos. No entanto, o Palácio do Planalto já considera uma vitória o adiamento do prazo para início das novas tarifas, que passou do dia 1º para o dia 6, permitindo mais tempo para negociações.

Existe uma preocupação significativa no governo brasileiro quanto ao formato do possível encontro. Há receio de que a reunião possa se transformar em um episódio similar ao que ocorreu entre Trump e Vladimir Zelensky, que resultou em um confronto público transmitido mundialmente.

O discurso planejado por Lula na Assembleia da ONU deve manter o tom de defesa do multilateralismo e das relações comerciais entre países utilizando suas próprias moedas, uma posição que tradicionalmente gera atritos com os interesses americanos.

Apesar disso, a expectativa é de que as negociações possam avançar até setembro, possibilitando um ambiente mais favorável para o encontro entre os dois.

CNN

Defesa pede cela com isolamento para preservar integridade física de agressor


Foto: Reprodução

A defesa de Igor Eduardo Pereira Cabral, que agrediu a namorada com pelo menos 60 socos no rosto dentro de um elevador, pediu à Justiça que ele fique em isolamento na cadeia para “preservar sua vida e integridade física”. O pedido foi protocolado na última terça-feira (29). A Justiça remeteu a solicitação para a Secretaria de Administração Penitenciária, que avaliará o pedido. Igor Eduardo está preso provisoriamente no Centro de Recebimento e Triagem, mas deve ser transferido em breve.

O documento da defesa foi embasado na repercussão regional e nacional do caso, nas mídias sociais e órgãos de imprensa e ameaças à integridade física de Igor Eduardo. Na petição, a defesa do acusado alega ameaças de uma facção criminosa e pede “isolamento para preservar sua vida e integridade física”, disse. A justiça deu prazo de 48h à Seap para informar as providências tomadas. No documento, é mencionado que também há ameaças do “sindicato do crime”.

No sistema penitenciário, Igor Eduardo Pereira Cabral está custodiado no Centro de Recebimento e Triagem, em Parnamirim, numa cela com outros seis presos. Ainda não há prazos para que ele seja transferido para unidades do sistema penal. Segundo apuração da TN, a cela em que ele está é considerada a de “seguro”, isto é, uma cela para presos que correm risco.

Uma vez no sistema, o preso passa por uma Comissão Técnica de Classificação (CTC) multidisciplinar formada por policiais penais, psicólogos, equipe de saúde, sendo feito um levantamento psicossocial, antecedentes e periculosidade, sendo efetivamente classificado. Essa triagem é uma espécie de “porta de entrada” do sistema penal, tomando ciência das regras e horários. Ainda não há previsão de transferência do preso para penitenciária ou presídio da Grande Natal.

Tribuna do Norte 

Homem morre após ser pisoteado por boi em Caicó


Foto: Reprodução 

Um ataque de boi resultou na morte de um homem em Caicó, nesta quarta-feira (30). A vítima foi identificada como Rivaldo, morador do bairro Barra Nova, conhecido na região por trabalhar no transporte de animais para abate.

Segundo testemunhas, Rivaldo realizava a descarga de animais no matadouro público de Caicó quando foi surpreendido por um boi agressivo. O animal o derrubou e começou a pisoteá-lo violentamente, antes que qualquer pessoa conseguisse intervir.

O trabalhador ainda foi socorrido por populares e levado com urgência ao Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes. Apesar dos esforços da equipe médica, Rivaldo não resistiu aos graves ferimentos e faleceu poucos minutos após dar entrada na unidade.

Ponta Negra News

SOLITUDE


Surpresa agradável! Ficarei feliz com sua presença _ Lançamento do livro Edição: SOLITUDE - No dia 07 de agosto as 17:30h, no Themis Peixaria, sede do América Futebol Clube na rua Rodrigues Alves, Tirol, Natal/RN.

Registramos e agradecemos o convite para o lançamento do livro SOLITUDE, onde a escritora revela que está só não significa está solitária. Com uma narrativa delicada e cheia de sabedoria, ela compartilha momentos de suas jornadas, celebrando a liberdade, a leveza e o valor de viver plenamente consigo mesmo e com o mundo. Uma leitura inspiradora para quem busca enxergar a beleza nos próprios caminhos.

A escritora Maria Heloisa Brandão Varela, nasceu no Vale Verde encantado de Ceará Mirim, poeta e escritora, com publicações desde 2013, nos Livros Voe, Sonhe e Descubra o Mundo; Minha Alma Nua.

E como forma de eternizar suas memórias e reflexões. SOLITUDE é o quarto livro de sua trajetória, fruto de suas viagens e vivências ao redor do mundo

A apreciação sobre a minha amiga e escritora Helô Brandão dá a pista para o significado de " SOLITUDE" os qualificativos dados a poetiza merece como chave de leitura o critério e julgamento de nossa formação literária - Clarice Lispector.

Parabéns Heloisa, você merece.

CHICO TORQUATO

SERRA DO MEL - Prefeito Kenio fortalece saúde e garante município na Rede Regional do SAMU.



O prefeito Kenio Azevedo dá mais um passo decisivo pela saúde pública de Serra do Mel ao oficializar a pactuação com o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), integrando o município à Rede Regional de Atendimento Pré-Hospitalar. A conquista garante mais agilidade no socorro a emergências e reforça o compromisso da atual gestão com a vida dos serramelenses.


Como parte da contrapartida, a Prefeitura disponibiliza um enfermeiro e quatro técnicos de enfermagem, que já iniciam capacitação para atuar no serviço. A partir de agora, todas as chamadas feitas ao número 192 passam pela central de Natal, que aciona imediatamente a base mais próxima — em Areia Branca, referência direta para Serra do Mel. 


Essa importante adesão fortalece o plano de governo do prefeito Kenio, que segue priorizando a saúde como eixo central de sua administração. A chegada do SAMU representa mais segurança, rapidez e cuidado nas situações de emergência, trazendo alívio para quem mais precisa. É Serra do Mel avançando com seriedade e compromisso com seu povo.

AGCOM VALE

Moraes vai a jogo do Corinthians, sorri, acena e faz gesto obsceno em dia de sanção dos EUA


Foto: Alex Silva/Estadão

Horas após ser alvo da Lei Magnitsky, uma das principais sanções aplicadas pelo governo dos Estados Unidos, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), está na Neo Química Arena assistindo ao clássico entre Corinthians, seu time do coração, e Palmeiras, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, na noite desta quarta-feira, 30. Acompanhado da esposa, o ministro sorriu, acenou para o público e fez um gesto obsceno com o dedo médio.

Moraes chegou ao estádio acompanhado da esposa e, após ser interpelado por um interlocutor, respondeu “vai Corinthians”. Até o momento, a reportagem do Estadão não presenciou nenhum episódio de alvoroço envolvendo o magistrado, que se acomodou em um dos camarotes do local. Em março deste ano, Moraes já havia acompanhado a final do Campeonato Paulista na Neo Química Arena. Na ocasião, o Corinthians venceu o Palmeiras e foi campeão.

Mais cedo, o ministro do STF foi alvo de uma sanção por parte do governo de Donald Trump. O dispositivo legal acionado pela Secretaria do Tesouro dos EUA impõe restrições financeiras a estrangeiros acusados de corrupção ou violações graves de direitos humanos. Procurado, o Supremo não se manifestou.

A decisão do governo americano bloqueia contas bancárias e trava o acesso de Moraes ao sistema financeiro dos EUA, o que impede que ele acesse eventuais ativos que tenha em território norte-americano. A lei ainda prevê proibição de entrada no país. O seu visto e de outros sete membros do STF e do procurador-geral da República, Paulo Gonet, já haviam sido suspensos por ordem de Trump na semana passada.

Como o Estadão mostrou, foi a primeira vez que uma autoridade de país democrático foi punida pela Lei Magnistsky. Até o momento, a norma só havia sido aplicada para violadores graves dos direitos humanos, como autoridades de regimes ditatoriais, integrantes de grupos terroristas e criminosos ligados a esquemas de lavagem de dinheiro e de assassinatos em série.

Estadão

Governo Lula avalia entrar na Justiça americana em defesa de Alexandre de Moraes


Foto: Gabriela Biló/Folhapress

O governo Lula (PT) avalia recorrer à Justiça americana em defesa do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), após a sanção imposta pelo presidente Donald Trump. Uma das hipóteses prevê a contratação de um escritório de advocacia nos Estados Unidos para representar diretamente o magistrado.

Outra proposta à mesa seria levar à corte dos EUA uma tese sobre a soberania das instituições brasileiras, incluindo aí o Judiciário. Ministros do STF esperam que a reação à sanção de Trump contra Moraes seja capitaneada pelo governo, com uso da AGU (Advocacia-Geral da União) e do Itamaraty.

Integrantes do tribunal passaram a tarde desta quarta-feira (30) em conversas com ministros e interlocutores no governo para definir como seria a resposta à aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes.

Dentro do Supremo há também a avaliação de que um dos caminhos possíveis para questionar a decisão de Trump seja por meio de ação da AGU na Justiça americana. Apesar de as sanções serem aplicadas de forma administrativa pelo Executivo, levar o caso aos tribunais americanos pode levantar debates sobre o assunto.

Integrantes da corte entendem que Trump tenta interferir na Justiça brasileira às vésperas do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela suposta trama golpista e não dá sinais de que recuará em sua ofensiva, segundo três ministros ouvidos pela Folha.

Auxiliares de Lula afirmam que a soberania nacional é inegociável. Magistrados refutam a ideia de que as sanções americanas vão influenciar o julgamento sobre a suposta tentativa de golpe de Estado —ao contrário, a análise do caso deve ser permeada pelo discurso sobre a soberania nacional.

Os ministros do STF tentam mensurar os efeitos da aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes. A legislação trata de graves violações aos direitos humanos e tenta decretar o congelamento das contas de seus alvos.

A decisão de usá-la contra um brasileiro é inédita. Os EUA aplicaram a mesma sanção a integrantes de cortes superiores da Venezuela no passado.

A medida foi publicada em site do Tesouro americano, que registrou a inclusão do ministro sob uma sanção da Ofac, Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros, que pertence ao Departamento do Tesouro dos Estados Unidos.

Por meio dessa decisão, o governo Trump determina o congelamento de qualquer bem ou ativo que Moraes tenha nos Estados Unidos, e também pode proibir entidades financeiras americanas de fazerem operações em dólares em favor do ministro. Isso inclui as bandeiras de cartões de crédito Mastercard e Visa, por exemplo.

Folha de S.Paulo

Lei Magnitsky: sanção a Moraes tem potencial para atingir contas e cartões do ministro no Brasil


Foto: Fellipe Sampaio/ESTADAO

A sanção aplicada pelos Estados Unidos por meio da Lei Magnitsky ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, impedirá que o magistrado tenha contas em bancos americanos, realize transferências internacionais e possua cartões de crédito emitidos por bandeiras estrangeiras, como Visa e Mastercard.

Esses efeitos são consenso entre especialistas ouvidos pelo Estadão, mas as consequências da sanção americana para bancos brasileiros que têm Moraes como cliente são incertas. Eles consideram que há um risco potencial de que haja algum efeito que poderia, em último caso, levar ao encerramento de contas do ministro. Há dúvidas se todas as punições previstas pela legislação americana serão aplicadas contra Moraes e se as instituições bancárias brasileiras adotarão uma posição conservadora para não correr risco de também serem sancionadas. Segundo revelou a Coluna do Estadão, bancos já acionaram departamentos jurídicos e apontam que toda transação em dólar estaria proibida para o ministro.

Ao mesmo tempo, Moraes é uma autoridade brasileira e não seria trivial encerrar contas dele no Brasil por causa de um ato unilateral de outro país. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) disse que não se pronuncia sobre “quaisquer aspectos específicos de transações, permitidas ou vedadas, afetas a relacionamento de bancos com seus respectivos clientes, que estão, inclusive, protegidas por sigilo bancário”.

O STF divulgou uma nota em que presta solidariedade a Moraes, mas não respondeu especificamente a um pedido do Estadão para se posicionar sobre as contas bancárias do ministro no Brasil. Moraes, procurado por meio da assessoria da Corte, não havia respondido até a publicação deste texto. O espaço segue aberto.

Presidente do Ramo Brasileiro da International Law Association, Aziz Saliba afirma que a Lei Magnitsky se aplica a transações que ocorrem “dentro, passando ou que entrarão” nos Estados Unidos, mas, via de regra, não atinge diretamente operações realizadas fora do sistema financeiro americano.

“Há uma aplicação mais geral dessa legislação, que poderia ser utilizada, que é argumentar que a empresa estaria prestando assistência ao indivíduo sancionado. Mas, ao meu juízo, manter uma conta não é o nível de exigência que se pede [para punir a empresa por esse motivo]”, disse ele, que também é professor de Direito Internacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Saliba exemplifica que, se Moraes realizar uma transferência de uma conta no Brasil para um país europeu e a operação precisar passar pela filial americana do banco, a transação será bloqueada.

Embora considere que transações internas não deveriam ser afetadas pela sanção, o professor pondera que os bancos podem optar por não correr riscos. “As instituições financeiras operam com base em compliance. Na dúvida, eles travam [a transferência]. Se não fosse o ministro o alvo da sanção, fôssemos eu ou você, o banco iria nos convidar a não ter mais conta. Mas o Banco do Brasil, a título de exemplo, não irá desconvidar o ministro Alexandre de Moraes a ser cliente, pois ele está sofrendo uma sanção estrangeira em razão do exercício regular da sua função”, declarou Aziz Saliba.

Professor da Universidade de Brasília (UnB), Vladimir Aras afirma que, em tese, bancos brasileiros que mantêm agências ou correspondentes nos Estados Unidos podem ter que cumprir as sanções impostas pelos EUA e romper o relacionamento comercial com Moraes.

Ele pondera, no entanto, que ainda não há clareza sobre o assunto. Até o momento, foi divulgada somente a inclusão do magistrado na lista de indivíduos sancionados, mas não quais sanções específicas da Lei Magnitsky foram aplicadas ao ministro.

Parte da controvérsia está relacionada ao sistema de pagamentos global Swift, que conecta instituições bancárias de diversos países, inclusive as brasileiras.

“A questão é se um banco brasileiro, atuando no Brasil e fazendo operações no Brasil, sem usar o sistema Swfit, seria obrigado a cumprir essas medidas. Se for um banco americano atuando aqui, sim, mas se for uma instituição financeira brasileira, como Caixa ou Banco do Brasil, há o limite da soberania brasileira”, afirmou Aras.

Ele considera que seria “absurdo” se bancos brasileiros forem punidos por permitir movimentações financeiras de Moraes fora do sistema Swift ou que tenham passagem pelo EUA, como a realização de uma transferência ou pagamento via Pix, sistema de pagamentos desenvolvido pelo Banco Central brasileiro.

Estadão

Detida em Roma, Carla Zambelli irá depor na Itália no dia 1º de agosto


Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) será interrogada pela justiça italiana na próxima sexta-feira, 1º de agosto. A parlamentar foi presa em Roma, capital do país, na última terça-feira, 29, e se encontra no presídio feminino de Rebibbia.

No interrogatório, a justiça italiana perguntará se Zambelli prefere voltar ao Brasil ou passar por um processo de extradição.

Caso opte pela segunda opção, o juiz deverá decidir se ela ficará presa ou terá medidas cautelares enquanto aguarda o resultado do processo. Os trâmites para concretizar a extradição podem demorar de um ano e meio a dois anos.

Dentre as medidas cautelares que podem ser impostas à parlamentar, estão a prisão domiciliar, a continuidade no presídio ou, até mesmo, a possibilidade de seguir em liberdade enquanto o processo corre.

A defesa da deputada já afirmou que ela deseja permanecer no país e não deve escolher voltar ao Brasil por conta própria.

“Carla busca a não extradição e, obviamente, ser julgada com imparcialidade e justiça”, afirmou o advogado Fábio Pagnozzi, que representa a deputada, por meio de um vídeo publicado no seu Instagram.

O deputado italiano de esquerda Angelo Bonelli, do Partido Europa Verde, diz ter encontrado a deputada em Roma e fornecido o endereço dela à polícia nacional.

O parlamentar europeu era vocal nas críticas à Zambelli e, em junho, pressionou o governo de seu país, questionando ao ministro das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional, ao ministro do Interior e ao ministro da Justiça, sobre a permanência de Zambelli na Itália.

A defesa de Zambelli, no entanto, sustenta uma versão diferente. O advogado e a deputada afirmam que ela se entregou às autoridades italianas e busca por um julgamento no país.

A deputada deixou o Brasil após ser condenada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a dez anos de prisão e a perda do seu mandato por ser mentora intelectual da invasão ao sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Na ocasião, um mandato de prisão falso foi emitido para o ministro Alexandre de Moraes, do STF.

CNN

quarta-feira, julho 30

Brasil Soberano! 🇧🇷

Em entrevista ao The New York Times, o presidente Lula reafirmou com firmeza a posição do Brasil no cenário internacional:

“Não há razão para ter medo. Eu estou preocupado, obviamente, porque temos interesses econômicos, interesses políticos, interesses tecnológicos. Mas, em nenhum momento, o Brasil vai negociar como se fosse um país pequeno diante de um país grande. O Brasil vai negociar como um país soberano.”

E acrescentou: "tenham certeza de que estamos tratando isso com a máxima seriedade. Mas seriedade não exige subserviência."

Com Lula, o Brasil fala de igual pra igual. Com coragem e respeito!

Hugo reforça discurso de soberania e condena sanção dos EUA a Moraes


Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), criticou na noite desta quarta-feira (29) a sanção dos Estados Unidos contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), e reforçou o discurso sobre a soberania do país.

Hugo afirmou que “como país soberano não podemos apoiar nenhum tipo de sanção por parte de nações estrangeiras dirigida a membros de qualquer Poder constituído da República. Isso vale para todos os parlamentares, membros do executivo e ministros dos Tribunais Superiores”.

Em postagem no X (antigo Twitter), o presidente da Câmara citou que a democracia brasileira é composta pelos três Poderes — Executivo, Legislativo e Judiciário — e que as instituições atuam com “independência e harmonia, como estabelece a Constituição”.

“Reafirmo que a Câmara dos Deputados será sempre espaço de diálogo e equilíbrio na defesa da institucionalidade e do Brasil, sobretudo em tempos desafiadores”, completou Hugo Motta.

O governo de Donald Trump anunciou na tarde desta quarta a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes. A medida prevê sanções econômicas ao ministro e pessoas próximas.

Flávio Dino, colega de Moraes, prestou solidariedade.

Por nota, o ministro Jorge Messias, da AGU (Advocacia Geral da União), afirmou que a medida “representa um grave e inaceitável ataque à soberania do nosso país”.

Messias ressaltou que “todas as medidas adequadas, que são de responsabilidade do Estado brasileiro para salvaguardar sua soberania e instituições, especialmente em relação à autonomia de seu Poder Judiciário, serão adotadas”.

Já o ministro Vinicius Marques de Carvalho, da CGU (Controladoria-Geral da União), disse que a sanção é um “ato político inaceitável”.

“A medida fere frontalmente a soberania do Brasil e busca intimidar instituições que atuam de forma independente e em estrita observância à Constituição de 1988”, frisou.

CNN

No Senado Federal o voto espontâneo está empatado entre o senador Styverson e Fátima Bezerra

No Senado Federal o voto espontâneo está empatado entre o senador Styverson e Fátima Bezerra.

O FALASTRÃO E CASSADO E FICHA SUJA, ESTÁ ACHANDO QUE NOSA GENTE,ACREDITA EM LOBISOMEM E MULA SEM CABEÇAI

 

Aqui em Carnaubais tem uma figura achando que nosso povo é besta ou não tem capacidade de pensar. Querer ser senador da República? Aí já é querer demais!

Só falta agora querer que a gente acredite em lobisomem e mula sem cabeça. Até onde sei, ele é ficha suja, condenado em várias instâncias, e suas contas do tempo em que foi prefeito estão todas irregulares.

Então, seu falastrão, vá contar outra mentira para os seus gurus igual quando vocês diziam que estavam em primeiro lugar nas eleições de Carnaubais… e levaram foi outra surra.

Você sabe muito bem que não pode ser candidato, mas continua espalhando essas mentiras, tentando ver se alguém ainda perde tempo ouvindo suas lorotas. Seu filme já está bem queimado entre as classes políticas. Aqui, você não engana mais ninguém, ficha suja!

JOSÉ VANILDO ASSUME PRESIDÊNCIA DA CBF CASO ATUAL PRESIDENTE SEJA AFASTADO



Atual presidente da FNF e um dos vices da CBF, José Vanildo pode assumir a presidência da Confederação Brasileira de Futebol, caso o atual presidente seja afastado após ser envolvido em uma operação da Polícia Federal nesta quarta-feira (30). José Vanildo é o vice-presidente mais velho e pelo estatuto da CBF é o 1° na linha sucessória. 

Além disso, outro detalhe: Samir Xaud, presidente da CBF, morou em Natal antes de seguir para a região Norte.

Ele estudou no antigo colégio GEO em meados de 1998. Xaud é alvo de uma operação referente a crime eleitoral em Roraima. 

As informações são de Gustavo Negreiros.

Prefeito e vice de Montanhas são absolvidos


Post Images

A Justiça Eleitoral de Nova Cruz (RN) decidiu manter os mandatos do prefeito de Montanhas, Antônio Marcolino Neto, e do vice-prefeito Ronaldo Pereira Ferreira de Farias. Eles eram acusados de cometer irregularidades durante a campanha de 2024, como compra de votos, uso da máquina pública e distribuição de combustível. Mas, segundo a juíza responsável pelo caso, não foram apresentadas provas suficientes que justificassem a cassação dos mandatos.

Uma das acusações era de que o prefeito teria dado R$ 500 a uma mulher em troca do voto dela. Porém, a Justiça verificou que essa pessoa nem vota em Montanhas, pois é eleitora de outro estado. Além disso, a única prova apresentada foi o próprio depoimento da mulher, o que não é suficiente para tirar alguém do cargo, conforme determina a lei eleitoral.

Também foram feitas denúncias sobre distribuição de combustível durante eventos políticos e a entrega de pirulitos com número de campanha no CRAS da cidade. Mas, segundo a sentença, não houve provas de que os candidatos sabiam ou participaram dessas ações. As imagens e relatos apresentados não mostraram uma ligação direta com os investigados, nem que isso tenha influenciado o resultado da eleição.

Com base nessas análises, a Justiça considerou que não houve ilegalidades graves e decidiu encerrar o processo. A decisão foi assinada pela juíza Miriam Jácome de Carvalho Simões e ainda pode ser contestada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte.

“Rei da cocada preta”, Agripino dá ordens e esquece que Álvaro foi quem elegeu Paulinho

 

“Rei da cocada preta”, Agripino dá ordens e esquece que Álvaro foi quem elegeu Paulinho

O ex-senador José Agripino Maia parece mesmo estar se sentindo o “rei da cocada preta” da política potiguar. Em mais uma demonstração de arrogância política, ele teria designado ao prefeito de Natal, Paulinho Freire, a missão de tentar uma reaproximação entre os senadores Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valentim (PSDB) e o grupo da federação União Progressista.

O que chama atenção — e causa estranheza nos bastidores — é que Agripino simplesmente ignorou o nome do ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias, atual pré-candidato ao governo do Estado. O ex-senador parece ter esquecido (ou fingido esquecer) que foi justamente Álvaro o grande responsável pela vitória de Paulinho em 2022, bancando e coordenando politicamente a campanha vitoriosa na capital.

A articulação de Agripino reforça a tentativa de centralizar decisões estratégicas da oposição sob seu comando, mesmo sem mandato e sem respaldo eleitoral recente. Para muitos, a postura é um retrato do velho caciquismo político que insiste em ignorar aliados importantes e atropelar projetos legítimos como o de Álvaro Dias.

 Fonte: Robson Pires 

Traição contra Rogério Marinho marca reunião da oposição no RN


Após uma reunião da Federação União Progressista, sob a liderança do ex-senador José Agripino Maia, um membro do PL no Rio Grande do Norte, bastante próximo ao senador Rogério Marinho, confidenciou que ficou evidente uma articulação nos bastidores contra o próprio Rogério.

Segundo a fonte, a articulação dentro do grupo oposicionista teria sinalizado uma traição ao senador, com exclusões estratégicas de seu nome nas principais discussões. O clima agora é de desconfiança dentro da oposição, o que pode dificultar a construção de uma chapa unificada para as eleições de 2026.

 Fonte: Robson Pires

Taxa de 50% dos EUA tem exceções: veja quais produtos brasileiros foram poupados


Bobinas de aço | Foto: PATRICK HERTZOG

Apesar de ter anunciado uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil, o governo dos Estados Unidos decidiu deixar vários itens de fora da cobrança.

A lista de produtos isentos foi divulgada nesta quarta-feira (30), junto com o decreto oficial assinado pelo presidente Donald Trump.

Segundo o texto, continuam livres da tarifa extra produtos como alimentos enviados como suco de laranja, combustíveis, veículos, peças de avião e alguns tipos de metais e madeira.

Essas exceções foram incluídas no anexo da ordem executiva e valem a partir da data em que a medida entra em vigor.

A taxação deve impactar significativamente as exportações brasileiras. No entanto, a lista de isenções pode representar um alívio para setores como o aeronáutico, energético e agrícola.

Confira os principais itens que não serão afetados pela alíquota adicional de 40%:

  • Artigos de aeronaves civis

Estão isentos todas as aeronaves civis (não militares), seus motores, peças, subconjuntos e simuladores de voo. A lista inclui desde tubos e mangueiras até sistemas elétricos, pneus e estruturas metálicas.

  • Veículos e peças específicas

A tarifa não se aplica a veículos de passageiros, como sedans, SUVs, minivans e vans de carga, além de caminhões leves e suas respectivas peças e componentes.

  • Produtos de ferro, aço, alumínio e cobre

Produtos específicos e derivados desses metais, incluindo itens semiacabados e componentes industriais, também estão fora da nova alíquota.

  • Fertilizantes

Fertilizantes amplamente utilizados na agricultura brasileira estão isentos da tarifa adicional.

  • Produtos agrícolas e de madeira

A lista inclui castanha-do-brasil, suco e polpa de laranja, mica bruta, madeira tropical serrada ou lascada, polpa de madeira e fios de sisal ou de outras fibras do gênero Agave.

  • Metais e minerais específicos

Estão isentos produtos como silício, ferro-gusa, alumina, estanho (em diversas formas), metais preciosos como ouro e prata, ferroníquel, ferronióbio e produtos ferrosos obtidos por redução direta de minério de ferro.

  • Energia e produtos energéticos

A tarifa não se aplica a diversos tipos de carvão, gás natural, petróleo e derivados, como querosene, óleos lubrificantes, parafina, coque de petróleo, betume, misturas betuminosas e até energia elétrica.

  • Bens retornados aos EUA

Artigos que foram exportados para reparo, modificação ou processamento e que retornam aos Estados Unidos sob certas condições também estão isentos, com exceções específicas para o valor agregado.

  • Bens em trânsito

Produtos que já estavam em trânsito antes da entrada em vigor da ordem — desde que cheguem aos EUA até 5 de outubro — não serão afetados pela nova tarifa.

  • Produtos de uso pessoal

Itens incluídos na bagagem acompanhada de passageiros que chegam aos Estados Unidos estão isentos da alíquota adicional.

  • Donativos e materiais informativos

Doações de alimentos, roupas e medicamentos destinados a aliviar o sofrimento humano estão isentas, salvo se o presidente considerar que representam risco à segurança nacional. Também estão livres da tarifa materiais informativos como livros, filmes, CDs, pôsteres, obras de arte e conteúdos jornalísticos.

g1