Zanin é um dos cotados para o STF. (Foto: Ricardo Stuckert).
O presidente Lula (PT) está inclinado a indicar para o Supremo Tribunal Federal (STF) um ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e há dois candidatos que o agradam, mas um manifesto de “advogados de direita” chamando de “afronta” a eventual escolha de Cristiano Zanin, deu força ao advogado do presidente. Mas ainda é forte a possibilidade de o escolhido vir a ser o ministro Benedito Gonçalves (STJ), cujas decisões no TSE, durante a campanha de 2022, encantaram o atual presidente.
Bochechas afagadas
Viralizou vídeo de Lula afagando a bochecha de Benedito na posse do atual presidente do TSE, após ouvir um cochicho que o agradou.
Cota racial no STF
Nomear um negro é politicamente importante para Lula, como mostrou sua opção por Joaquim Barbosa. Há dez anos não há negro no STF.
Ainda cedo para Zanin
Lula pode indicar Zanin, mas seria apenas para contrariar os críticos e se livrar da pressão da ativista radical Janja. Mas ele acha cedo para isso.
Expulsória antecipada
O falatório sobre o STF pegou fogo após Ricardo Lewandowski confirmar que antecipou sua aposentadoria em um mês, para o próximo dia 11.
Ricardo Nunes (MDB), prefeito da cidade de São Paulo.
PL tenta filiar Ricardo Nunes para eleição de 2024
Se estava difícil convencer a filiação do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, ao PL, a missão do presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, ficou quase impossível após as notícias de eventual candidatura de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nas eleições municipais do próximo ano. Todos acreditaram na especulação, mas o filho do ex-presidente não confirmou, tampouco o próprio Jair Bolsonaro.
Fidelidade ao MDB
O prefeito de São Paulo tem dificuldade de deixar o MDB, sua única filiação na vida, mas o partido é muito fraco na capital paulistana.
Republicanos é opção
Saindo do MDB, Ricardo Nunes tem também outras possibilidades, como o Republicanos do governador Tarcísio de Freitas e o PSD de Kassab.
Salles é o nome
Excluindo Nunes, candidato à reeleição, o nome do PL para disputar o cargo é o ex-ministro do Meio Ambiente e atual deputado Ricardo Salles.
CLÁUDIO HUMBERTO
PODER, POLÍTICA E BASTIDORES
Nenhum comentário:
Postar um comentário