Luiz Gonzaga Cavalcante Dantas está entre as 11 personalidades que teve o privilégio de governar Carnaubais.
Desde a investidura de Carnaubais, que completará em 19 setembro 59 anos de emancipado, havendo seu 1º governante como interventor por 1 ano, até que acontecesse a 1ª eleição constitucional.
Se não tiver me ocorrendo algum equívoco de memória, 16 eleições diretas foram realizadas em Carnaubais, com dois ocupantes do cargo de prefeito na interinidade por afastamento de seus titulares por decisão judicial.
No entanto relaciono aqui desde o interventor Rivadávia 1 ano de mandato os seguintes eleitos:
1 - Valdemar Campielo Maresco - 2 mandatos, sendo o 1º com 5 anos de poder e o 2º de 4 anos.
2 - João Teixeira Filho (Teixeirinha) 1 mandato de 3 anos)
3- Valdeci Medeiros de Moura - eleito para 4 anos, ganhou mais dois de prorrogação, governando 6 anos.
4 - Giovani Wanderley passou 6 anos de poder, prazo instituído pelo regime militar, desde o pleito anterior.
5 - Zenildo Batista de Sousa - 2 mandatos com 8 anos de autonomia administrativa em Carnaubais, sendo mandatos alternados.
¨6 - Luiz Gonzaga Cavalcante Dantas - 3 mandatos , sendo dois completos 8 anos e mais 1 ano no terceiro mandato até perder seus direitos políticos com cassação e ficando inelegível até hoje, passou 9 anos comandando a prefeitura.
Como ele prima em ser pioneiro foi o primeiro a ter comprovadamente pela justiça a cassação politica no cargo de prefeito.
7 - Júnior Benevides teve sua 1ª oportunidade de forma interina, pelo fato de ser o presidente da câmara com o afastamento de Luizinho em 2014, foi eleito em 2016, numa eleição suplementar passando três anos no exercício do cargo, perdendo a continuidade do poder por ser derrotado na reeleição.
8 - Thiago Meira Mangueira, eleito para 4 anos, teve impedimento por ordem judicial no seu último ano de governo.
Sendo afastado sua vice prefeita Marineide Diniz, assumiu a interinidade, sabendo usar a máquina em pouco tempo viabilizou sua candidatura, ganhando a eleição legitimamente constitucional em 2020, para os seus concorrentes.
Entrou para o segundo ano de mandato que tem prazo final até 31 de dezembro de 2024.
Se não concorrer a reeleição, apresentará uma opção do seu sistema para lhe suceder.
Feito estes registros com a multiplicidade de 3 pessoas tendo mandatos repetidos com está citado: Nelson, Zenildo e Luizinho, este é o histórico real da nossa Carnaubais emancipada.
Todavia, é preciso fragmentar alguns detalhes do governante Luizinho Cavalcante.
Iniciou sua vida pública no PT por acaso, quando decidiu largar a colher de pedreiro para entrar na politica.
Saiu de Carnaubais para se filiar ao PTB comandado no Estado pelo deputado federal Carlos Alberto de Sousa - chegando em Natal, a convite dos estudantes carnaubaenses: José Eudes, Roberto Cabral e Janilson Siqueira, mudou de rumo, foi apresentado aos fundadores do PT no Rio Grande do Norte, Jornalista Rubens Lemos, sindicalista Aldemir Lemos e outros.
Voltou filiado ao partido dos Trabalhadores e com comissão provisória municipal autorizada.
Para sermos justos e imparciais Luizinho sempre sonhou alto, disputou logo em 82, dois anos depois da fundação do PT a eleição de prefeito, com a vinculação de votos, recebeu 70 votos nominais, com mais 12 sufrágios dado a legenda 13, registrou nos anais do TRE 82 votos.
Sua coragem de dá um passo maior que a perna vem de longe: em 1986 disputou a eleição de deputado, sem condições de ser nem vereador.
A prova é que 1988, numa aliança comigo que tinha fundado o PDT, como lhe apoiei sendo vereador sua pretensão, ele foi solidário a minha campanha de prefeito.
Numa coligação com PT, indicando Dr. Gutemberg vice.
Luizinho numa nominata de 5 nomes do nosso sistema pra vereador, ficou entre os derrotados em uma câmara que na época eram apenas 7 representantes.
A verdade é que ele engoliu o pão que o diabo amassou em 10 anos de rejeição eleitoral, tendo que abandonar o partido que fundou.
Ficou mudando de sigla, fazendo cambalachos eleitorais, se unindo aos ferrenhos adversários como Giovani e Berg Barreto - depois de 20 anos de luta conquistou sua 1ª vitória, justamente no PDT que havia sido fundado em Carnaubais por mim e Papai.
Vamos agora detalhar por etapa seus três momentos de poder no municipio.
1º - Pegou uma prefeitura saneada por Nelson Gregório, sem restos a pagar e muitos projetos em andamento, inclusive a liberação de recursos para a construção do conjunto João Teixeira Filho. Luizinho numa manobra politica, mudou o quadro de inquilinos cadastrados por Nelson para agraciar seus eleitores: cujo procedimento deixou muitos sem moradia e lhe ocasionou seu o primeiro processos administrativo dos muitos que ainda tramita na justiça contra seu CPF.
O seu vexame de pegar em dinheiro era tanto, que foi o primeiro prefeito a tomar posse a meia noite na história da região do Vale do Açu.
A dinheirama que encontrou em cofre, era tanta, que ele foi a Princesa do Vale se ufanar dos recursos que recebeu.
2º - Se transformou num gestor autoritário, era uma espécie de Saddam Hussein, dado a forma de tratar o povo.
No entanto se gabava em público, se dizendo a toda hora nas entrevistas de rádio que era o melhor prefeito da região.
Arranjou logo antipatia dos gestores, das cidades circunvizinhas é tanto que apesar das alegativas de obras realizadas e diga-se de passagem, foi a melhor dos seus mandato, perdeu a eleição seguinte por conta de sua soberba para Dr. Zenildo.
Vou abreviar os relato para não cansar nossos leitores pela extensão da matéria.
Por infelicidade do povo de Carnaubais a segunda gestão de Zenildo, foi desagradável à população, que lhe devolveu o poder 4 anos depois.
O seu terceiro mandato, não deu pra ele continuar fantasiando suas mirabolantes imaginações com projetos surrealistas, devido sua casação politica. Fato que o faz viver cotidianamente, cerca de 8 anos, repetindo em seu blog e por onde anda suas lorotas: se achando uma sumidade de gestão. Quando todo povo de Carnaubais, sabe que ele antes de ser prefeito, não possuía um gato para morrer de pau , nem um pau, para matar um gato.
O próximo será Junior Benevides a ter sua vida pública aqui detalhada..
Nenhum comentário:
Postar um comentário