sexta-feira, agosto 20

ARTIGO - ROSEANA SARNEY - GOVERNADORA POR QUATRO MANDATOS

 

Roseana Macieira Sarney Murad, nasceu em São Luís do Maranhão/MA, no dia 01/06/1053, sendo filha do ex-presidente da República do Brasil, José Sarney e Marly Sarney.
Pertencente a alta sociedade brasileira, passou a infância e juventude estudando em colégios particulares. Aos 12 anos, estudou no Colégio Marista.
Roseana foi Governadora do Maranhão por quatro mandatos, sendo dois consecutivos. Chegou ao Governo pela terceira vez após cassação do Governador Jackson Lago, tomou posse em 17/04/2009, e foi reeleita em 2010 com 50,08 dos votos válidos, de 01/01/2011a 31/12/2014, parando dúvidas sobre a lisura do processo, pois surgiram suspeitas de fraudes.
Em 1994, foi eleita Governadora em segundo turno com ampla votação, igualando o feito de 1965 quando seu Pai José Sarney conquistou o governo, e foi a segunda mulher a assumir o cargo no País. A primeira foi Iolanda Lima Fleming que foi Governadora do Acre. Na época, a imprensa erroneamente atribuiu que ela fosse a primeira Governadora.
Assemelha-se as oligarquias existentes no Nordeste do Brasil, junto com seu Pai José Sarney, aliada ao Senador Renan Calheiros e Fernando Collor, que até então eram adversários
Roseana e seu pai passaram a apoiar o candidato presidencial Lula, gesto interpretados por muitos políticos e a imprensa de oportunistas e duramente criticada como responsável por ter mantido a família Sarney por mais oito anos no Maranhão.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário